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Tipo: Dissertação
Título: Análise da evolução de defeitos de superfície em trechos da malha rodoviária do Estado do Ceará
Título em inglês: Analysis of evolution of surface defects in highway network excerpts of the State of Ceará
Autor(es): Pontes, Carlos André Melo
Orientador: Soares, Jorge Barbosa
Coorientador: Benevides, Sérgio Armando de Sá e
Palavras-chave: Transportes;Pavimentos;Superfícies (Tecnologia) - Anormalidades
Data do documento: 2012
Citação: PONTES, C. A. M. Análise da evolução de defeitos de superfície em trechos da malha rodoviária do Estado do Ceará. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumo: Devido à grande predominância do modal de transporte rodoviário no Brasil, se faz cada vez mais necessário um controle sobre as ações de manutenção e de conservação das rodovias. Para isso, muitos órgãos rodoviários adotam modernos sistemas informatizados, que é o caso do DER/CE, que utiliza o SIGMA (Sistema Integrado de Gestão da Manutenção). O sistema, através do subsistema SGP (Sistema de Gerência de Pavimentos), possui um vasto banco de dados relativos à condição das rodovias, que é alimentado com dados provenientes de levantamentos de campo, que trazem, periodicamente, informações atualizadas da condição das rodovias estaduais. Estes dados são adquiridos utilizando metodologias definidas pela equipe técnica do DER/CE, baseadas em procedimentos normalizados, sendo os principais: o levantamento de irregularidade longitudinal (IRI) e o Levantamento Visual Contínuo (LVC). O primeiro avalia o conforto ao rolamento e o segundo registra os defeitos de superfície das rodovias. Esta pesquisa apresenta uma análise comparativa entre dados de LVC e de IRI, avaliando a evolução das quantidades de defeitos e do IRI e as metodologias e os equipamentos envolvidos nos levantamentos. Apresenta, ainda, uma tentativa de compreensão da evolução dos parâmetros medidos pelo LVC ao longo de oito anos. Espera-se que, com a contribuição desta pesquisa, as metodologias e os dados relativos à condição das rodovias sejam analisados considerando as limitações encontradas e que sejam sempre adotados o equipamento e o procedimento mais apropriados.
Abstract: Due to the large predominance of the transportation by highways in Brazil, it is necessary to control the actions related to maintenance and conservation of the roads. With this purpose, institutions make use of modern computational systems, such as the DER/CE, which uses the ISMA (Integrated System of Maintenance Administration). The referred system, using the subsystem PMS (Pavement Management System), has a large database related to the roads condition, filled with data provided by surveys that bring periodically up to date information of the state roads. These data are acquired by using methodologies defined by the technical staff of the DER/CE, based on the following normalized procedures: Visual Continuous Survey (LVC) and International Roughness Index Survey (IRI). The first one evaluates the comfort of the traffic rolling and the second registers the surface distresses of the roads. This research presents a comparative analysis between LVC and IRI data, evaluating the evolution of the distresses and the methodologies and equipments involved in the procedures. It is expected that, with the contribution of this research, the methodologies and road related data be analyzed considering the limitations of the equipments and procedures.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3782
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