Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37794
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Maria Sá de-
dc.contributor.authorBezerra, Rosália Mavoni-
dc.date.accessioned2018-11-29T13:34:37Z-
dc.date.available2018-11-29T13:34:37Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationBezerra, R. M.; Carvalho, A. M. S. (2005)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37794-
dc.descriptionBezerra, Rosália Mavoni. A Constribuição da leitura na formação do cidadão. 2005. 527f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Leitura e Formação do Leitor, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura e cidadaniapt_BR
dc.subjectEducação e Direitospt_BR
dc.titleA Constribuição da leitura na formação do cidadão.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho é uma abordagem relacionada a leitura e cidadania. Por meio de apresentação de um conjunto de concepções de autores entre os quais Demo (1995), Chartie (1994), Rocha (2000), Soares (2003), Freire (2002 e 1984), entre outros propõem compreender a importância da leitura para a formação da cidadania, defende-se a hipótese de que é por meio da leitura que o indivíduo consegue coletar informações para conviver em sociedade, cumprindo seus deveres e garantindo seus direitos além de respeitar os direitos e deveres de seus semelhantes. É por meio da leitura que se obtém fundamentos que viabilizam a transformação da realidade ou permanência de situações que configura o bem estar social, político e cultural. O interesse pelo estudo ora citado justifica-se em função da sua abrangência e complexidade. Portanto, cita-se como objetivo deste, destacar a prática da leitura como mecanismo subsidiador na formação do cidadão critico. A metodologia aplicada consiste na leitura de textos e reflexão em torno das considerações e concepções de estudiosos no assunto. A pesquisa de campo realizada entre os meses de março a maio de 2005, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Gentil Barreiro, situada no Conjunto Ceará, em Fortaleza, foi articulada com o objetivo de levantar, metódica e periodicamente, elementos que oferecesse base para estruturar o perfil do cidadão como leitor, sendo assim apresenta-se uma amostra de 7 professores e 20 alunos do ensino médio da referida instituição de ensino público pertencente a rede estadual de educação. Os dados destacados na pesquisa de campo podem ser visto como fatores demarcadores de que a leitura propicia condições favoráveis para a construção do espírito cidadão, visto que oferece condições para que o indivíduo possa se tornar conhecedor de seus direitos e deveres. A contribuição do professor juntamente com o bibliotecário é significativa na construção do educando cidadão.pt_BR
Aparece en las colecciones: ELFL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_tcc_rmbezerra.pdf370,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.