Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37791
Tipo: TCC
Título: Sobre a relação da psicanálise com as neurociências e a psicopatologia na contemporaneidade
Autor(es): Rabêlo, Fabiano Chagas
Coorientador: Holanda, Helena Cláudia Frota de
Palavras-chave: Linguagem;Psicanálise - ciência;Toxicomania
Data do documento: 2004
Citação: Rabêlo, F. C.; Holanda, H. C. F. (2004)
Resumo: Nesta monografia é proposto uma discussão sobre o diálogo entre psicanálise e ciência na atualidade. Defende-se que, com os avanços das neuro e biociências, várias questões presentes no final do sec. XIX – momento este de delimitação do objeto da psicanálise - retornam e põe em questão a validade do método psicanalítico. Entre essas questões destaca-se a busca de uma etiologia em última instância fisiológica e química das doenças. Daí decorre uma terapia baseada preponderantemente em instrumentos farmacológicos. Sugere-se que a toxicomania é um reflexo desta tendência. É proposto um retorno aos textos pre-psicanalítico para ressaltar a especificidade da psicanálise a partir de uma determinada concepção de linguagem e energia psíquica.
Descrição: RABÊLO, Fabiano Chagas. Sobre a relação da psicanálise com as neurociências e a psicopatologia na contemporaneidade. 2004. 46f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Avaliação Psicológica Interventiva na Saúde e na Educação, Fortaleza (CE), 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37791
Aparece nas coleções:EAPISE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_tcc_fcrabelo.pdf502,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.