Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37786
Tipo: TCC
Título: Puberdade Precoce: repercussões Psicológicas
Autor(es): Abreu, Dayse Pereira de
Orientador: Lage, Ana Maria Vieira
Palavras-chave: Puberdade precoce;Repercussões psicológicas;Características psicológicas
Data do documento: 2004
Citação: Abreu, D. P.; Lage, A. M. v. (2004)
Resumo: A Puberdade Precoce é uma patologia orgânica que apresenta inúmeras repercussões psicológicas na vida da criança e de seus familiares. A patologia estudada refere-se ao desenvolvimento precoce das características fisiológicas e orgânicas da puberdade. A precocidade desta etapa do desenvolvimento faz com que a criança vivencie sentimentos confusos, pois ela não possui ainda recursos cognitivos e emocionais para lidar com todas as mudanças que acontecem; tais como, as alterações na imagem corporal e o comprometimento nas relações sociais. A intervenção psicológica é, pois, de suma importância. A criança portadora de Puberdade Precoce, bem como seus familiares, principalmente os pais, necessitam de apoio psicológico para enfrentar as dificuldades e repercussões que a doença impõe. Entretanto, o profissional de psicologia precisa conhecer as características de cada faixa etária da infância, além de todas as informações sobre a doença em questão e suas peculiaridades. Assim, compreenderá as vivências e dificuldades da criança e fará intervenções de forma acertiva, minimizando o sofrimento psíquico da mesma.
Descrição: ABREU, Dayse Pereira de. Puberdade Precoce: repercussões Psicológicas. 2004. 62f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Avaliação Psicológica Interventiva na Saúde E na Educação, Fortaleza (CE), 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37786
Aparece nas coleções:EAPISE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_tcc_dpabreu.pdf325,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.