Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPontes, Rute Batista de-
dc.contributor.authorBarreto, Dulcilene Rodrigues da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-28T18:35:24Z-
dc.date.available2018-11-28T18:35:24Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationBarret, D. R. S.; Pontes, R. B. (2005)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37759-
dc.descriptionBARRETO, Dulcilene Rodrigues da Silva.Quem conta um conto produz leitores: a contação de história como porta de acesso à formação de leitores. 2005. 84f .- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Leitura e Formação do Leitor, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.description.abstractThis investigation is centered in Children and Juvenile Literature valuation through the story telling, as a way of Basic Teaching I reading competences formation. This subject chosen is justified due to the educator recognition of the intrinsic value of this level education. The methodological treatment adopted for achievement of the delineated objectives, was developed in the following stages: it was allied to the exploratory research the bibliographical and field ones, with pupils of 4º year from the public municipal school Basic Teaching I, in Fortaleza. The results had allowed to conclude that. A pleasant and constant reading of the infant-youthful text is capable to awake in the pupil the taste for the reading, developing, consequently, its intellectual, linguistic abilities, its criticidade and creativity. That the research in focus signals with the possibility of studies that point in other directions, which ahead of Infant-Youthful Literature can indicate as an effective way to the independent reader, mature and sensible formation, before any texts of which it comes to assume itself.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de Competênciaspt_BR
dc.subjectLeitoraspt_BR
dc.subjectContação de Históriapt_BR
dc.titleQuem conta um conto produz leitores: a contação de história como porta de acesso à formação de leitorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta investigação centra-se na valorização da Literatura Infanto-Juvenil, via contação de história, como um meio de formação das competências leitoras no Ensino Fundamental I. Justifica-se este tema em virtude do reconhecimento, pela educadora, do valor intrínseco desse nível de ensino. O tratamento metodológico eleito para consecução dos objetivos delineados foi desenvolvido nas seguintes etapas: aliou-se à pesquisa exploratória a pesquisa bibliográfica. A de campo foi desenvolvida com alunos do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola de rede pública municipal de Fortaleza. Os resultados permitiram concluir que: uma leitura prazerosa e constante do texto infanto-juvenil é capaz de despertar no aluno o gosto pela leitura, desenvolvendo, conseqüentemente, suas habilidades intelectuais, lingüísticas, sua criticidade e criatividade; a pesquisa em foco sinaliza com a possibilidade de estudos que apontem em outras direções, as quais diante da Literatura Infanto-Juvenil possam constituir-se como um efetivo meio de formação do leitor autônomo, maduro e sensível, perante quaisquer textos dos quais venha a apropriar-se.pt_BR
Aparece nas coleções:ELFL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_drsbarreto.pdf499,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.