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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37668
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Bertoncine, Bruno Vieira | - |
dc.contributor.author | Rocha, Lara Braide | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-26T19:44:08Z | - |
dc.date.available | 2018-11-26T19:44:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, L. B. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37668 | - |
dc.description | ROCHA, Lara Braide. Avaliação do impacto do estado de conservação dos dormentes na operação ferroviária. 2016. 70 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | According to CNT (2008), rail transport accounts for only 20.7% of the Brazilian freight transport matrix, a much smaller share than the road transport, which represents 61.1% of freight transport. It is perceived, then, that the country still has chances of growing in this sector. It is also known that the state of conservation of the permanent way is one of the major problems pointed out by ANTT (2014) research regarding the causes of accidents that occurred in this means of transportation. This can result in a decrease in the train speed, reduction of the maximum load carried and even interruptions in the freight transportation. Thus, it is important to evaluate the structural conditions of the track and to investigate the relationship between the state of preservation of the track and the train operation is important in order to increase the efficiency of the freight transportation. The sleeper is one of the components of the track that can affect the track stability and, consequently, affect the operation. This work has as main objective to evaluate the impact of the structural conditions of the sleepers of a railroad in the train operation for freight transport. For this, it was chosen to analyze the structural conditions of the sleepers of some sections of the Transnordestina Logística Railroad. The structural conditions of the sleepers were compared with commercial speed values and total loads in three situations: before the defects detection, during the defects detection and in a scenario of possible recovery of the sleepers. The results show that there is a decrease in velocity and total load during the detection of the defects of some analyzed sections and an improvement in these parameters, in some cases, where there was replacement of sleepers. It was also verified a relation between the variation of the load and the speed of the train. However, in some cases, the results obtained did not follow this same trend; this can be explained by other factors, which not studied in this study that has influenced the operation. Finally, it was noticed the importance of a planned maintenance in the Brazilian railways, so that the operation is not affected and there is no greater costs with the reconstruction of the permanent way. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Condições estruturais | pt_BR |
dc.subject | Via permanente | pt_BR |
dc.subject | Operação ferroviária | pt_BR |
dc.subject | Transporte de carga | pt_BR |
dc.subject | Dormentes | pt_BR |
dc.title | Avaliação do impacto do estado de conservação dos dormentes na operação ferroviária | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | De acordo com a CNT (2008), o transporte ferroviário corresponde a apenas 20,7% da matriz de transporte de carga brasileira,uma participação bem menor do que a apresentada pelo transporte rodoviário, que representa 61,1% do transporte de carga.Percebe-se, então, que o país ainda tem chances de crescer nesse setor. Sabe-se,também, que o estado de conservação da via permanente é um dos problemas apontados por pesquisas realizadas pela ANTT (2014) em relação às causas de acidentes ocorridos nesse meio de transporte. Esse fato pode resultar em uma diminuição da velocidade de operação, redução da carga máxima transportada e até interrupções no transporte de carga. Diante disso, destaca-se a importância de avaliar as condições estruturais da via permanente e de investigar a relação entre o estado de conservação da via permanente e a operação ferroviária, para aumentar a eficiência do transporte ferroviário de carga. O dormente é um dos componentes da via permanente que pode afetar na estabilidade da via e,consequentemente,impactar a operação. Esse trabalho tem como objetivo principal avaliar o impacto das condições estruturais dos dormentes de uma ferrovia na operação ferroviária do transporte de carga. Para isso, escolheu-se analisar as condições estruturais dos dormentes de alguns trechos da Ferrovia Transnordestina Logística e confrontar esses resultados com valores de velocidade comercial e cargas totais em três situações: antes da detecção dos defeitos, durante a detecção dos defeitos e em um cenário de possível recuperação da malha. Os resultados encontrados mostram que há uma diminuição da velocidade e da carga total durante a detecção dos defeitos de alguns trechos analisados e uma melhora nesses parâmetros, em alguns casos, onde houve reaplicação de dormentes. Verificou-se também uma relação entre a variação da carga e da velocidade do trem. Porém, em alguns casos, os resultados obtidos não seguiram essa mesma tendência, isso pode ser explicado por outros fatores, não estudados nesse trabalho, que podem ter influenciado a operação. Por fim, percebeu-se a importância de uma manutenção planejada nas ferrovias brasileiras, para que a operação não seja afetada e não haja maiores custos com a reconstrução da via permanente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_tcclbrocha.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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