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dc.contributor.advisorCabral, Antonio Eduardo Bezerra-
dc.contributor.authorAraújo, Thays Guerra-
dc.date.accessioned2018-11-26T18:21:56Z-
dc.date.available2018-11-26T18:21:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAÚJO, Thays Guerra. Viabilidade de aplicação das cinzas da bacia de resíduos da termelétrica do Pecém no concreto. 2016. 58 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37661-
dc.description.abstractThe use of pulverized coal ash to produce energy generates by-products such as fly ash and bottom ash. Coal combustion residues are produced in great quantity and there are many issues related to it. Not only they pollute the environment and are potentially toxic substances, but also have relatively high disposal cost since they must be displaced in protected landfills. The coal ash produced by two power plants in Ceará, Brazil, called Pecém I and Pecém II, was the object of study in this research. A great amount of coal ash was produced during the power plants preliminary tests phase, which are heterogenous due to unstable burning processes in the furnaces. The purpose of this research is to study this residue by improving its quality through grinding until the particle is smaller than 0.15 mm, adding it into the concrete mixture and analyze its technical and environmental feasibility. Six concrete mixtures with different ash percentages and one control mixture were produced and investigated in this research. The w/ag ratio was 0.5 and kept constant in all mixtures, and coal ash replaced cement in volumes of 7.5% and 15%. Some properties of concrete have been determined such as unit weight, particle size distribution, x ray fluorescence, x ray diffraction, loss on ignition, leaching e solubility. The tests conducted in concrete were slump test, compressive strength, water absorption, void ratio, leaching and solubility tests. The results present that concrete mixtures have satisfactory compressive strength development and good environmental performance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCinza volantept_BR
dc.subjectCinza pesadapt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectResíduospt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleViabilidade de aplicação das cinzas da bacia de resíduos da termelétrica do Pecém no concretopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA queima do carvão mineral pulverizado para a produção de energia elétrica gera subprodutos como as cinzas volantes e pesadas. Esse resíduo é produzido em grandes quantidade no mundo e é um dos maiores problemas dessa prática, pois além de serem poluentes e potencialmente tóxicos, os custos relativos a armazenamento são muito altos, já que esse resíduo deve ser despejado em locais adequados. As cinzas produzidas pelas termelétricas Pecém I e Pecém II, no estado do Ceará, foram objeto de estudo desta pesquisa. Durante as fases de teste das termelétricas, uma quantidade muito alta de cinza foi produzida. Essa cinza possui uma alta heterogeneidade devido aos processos instáveis de queima nesta etapa de testes preliminares dos fornos. A proposta da pesquisa foi estudar esse resíduo, melhorando sua qualidade através da moagem das partículas para tamanhos menores que 0,15 mm, misturando-o no concreto, e avaliando a sua viabilidade técnica e ambiental, através de ensaios em laboratório. Seis misturas de concreto com diferentes proporções de cinza e uma mistura de controle foram investigadas nesse estudo. A relação água/aglomerante se manteve constante e o teor de cinza em substituição ao cimento ocorreu em teores de 7,5% e 15%, em volume. Foram realizados ensaios de caracterização da cinza utilizada, como massa específica, granulometria a laser, fluorescência de raios-x, difração de raios-x, perda ao fogo, lixiviação e solubilização. Os ensaios realizados no concreto foram slump test, resistência à compressão, absorção de água, índice de vazios, lixiviação e solubilização. Os resultados mostraram que os concretos produzidos possuem desempenho mecânico satisfatório e bom desempenho ambiental.pt_BR
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