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dc.contributor.authorRamos, Rosana Nunes-
dc.date.accessioned2018-11-23T18:01:01Z-
dc.date.available2018-11-23T18:01:01Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationRamos, R. N. (2003)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37642-
dc.descriptionRAMOS, Rosana Nunes. Uma abordagem pedagógica na educação do adolescente deficiente visual. 2003. 36f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUma abordagem pedagógica na educação do adolescente deficiente visualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia teve como objetivo conhecer melhor a educação e profissionalização dos deficientes visuais nas escolas regulares, nas escolas especiais e como é feita a inclusão desses alunos. Para a fundamentação teórica sobre a educação dos deficientes visuais alguns autores foram imputados para uma melhor compreensão de como o aluno deficiente visual apreende. Foi ainda analisando a história, esta parcela significativa de crianças foi e vem sendo tratada e como os limites impostos pela ausência de percepção visual, ameaça o desenvolvimento de uma criança deficiente visual e a sua adaptação a um mundo que faz uso abusivo de estímulos visuais. Buscamos também esclarecer alguns aspectos apresentando na educação de deficientes visuais, bem como os aspectos psicológicos, a aprendizagem, o perfil e a educação profissional na busca de inserir no mercado de trabalho e de envolvê-la como educando no contexto de cidadania. As orientações legais da nova LDB ( Lei 9394/96 ) e da Constituição Federal também foram usadas como base para a compreensão dos avanços da lei no reconhecimento destas crianças à escolarização e cidadania. Constata-se que, apesar do enorme esforço do professor de ensino itinerante das escolas da rede publica de ensino do município de Fortaleza. Há muito ainda a ser feito para solucionar alguns dos aspectos mais urgentes da educação de deficientes visuais.pt_BR
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