Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37638
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Conceição, Maura Isabel da | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T18:00:33Z | - |
dc.date.available | 2018-11-23T18:00:33Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | Conceição, M. I.; Ferreira, G. M. M. (2003) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37638 | - |
dc.description | CONCEIÇÃO, Maura Isabel da. Dislexia. 2003. 33f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | TDHA | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção, | pt_BR |
dc.title | Dislexia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta monografia teve como objetivo mostrar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças, principalmente na leitura e na escrita, caracterizando, assim, o problema que representa a dislexia. Para tanto, procurou-se conceituar o que é dislexia, dentro da perspectiva de várias teorias defendidas por alguns autores, tais como Strauss e Werner, Kephart, Gtman, Barsch, Frostig, dentre outros. Verificou-se que, as instituições de ensino, principalmente as públicas, não possuem profissionais gabaritados que possam identificar alunos com problemas de dislexia. Por outro lado observou-se que os próprios professores, bem como os pais desses alunos, sozinhos, não conseguem identificar os sintomas da dislexia, e assim não proporcionam um ambiente satisfatório para que os alunos disléxicos possam atingir seus objetivos, como as demais crianças consideradas normais. O importante é verificar se o problema apresentado pelo aluno é uma dislexia propriamente dita, ou se é um atraso no desenvolvimento da leitura decorrente de fatores adversos como uma deficiência sensorial ou atraso cognitivo. No entanto, constatou-se que, em alguns casos, podem ocorrer mais de um transtorno ao mesmo tempo. Um exemplo disso é a presença da dislexia associada a um quadro de Transtorno de Déficit de Atenção, mais comumente conhecido pelo freqüente sintoma de hiperatividade. Nesses casos, nesta monografia constatou-se que uma avaliação médica se faz necessária, para mostrar aos profissionais de educação que crianças hiperativas não são obrigatoriamente normais, podendo, assim, apresentar sintomas disléxicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EICESREUFC - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_miconceicao.pdf | 200,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.