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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorConceição, Maura Isabel da-
dc.date.accessioned2018-11-23T18:00:33Z-
dc.date.available2018-11-23T18:00:33Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationConceição, M. I.; Ferreira, G. M. M. (2003)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37638-
dc.descriptionCONCEIÇÃO, Maura Isabel da. Dislexia. 2003. 33f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectTDHApt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção,pt_BR
dc.titleDislexiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia teve como objetivo mostrar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças, principalmente na leitura e na escrita, caracterizando, assim, o problema que representa a dislexia. Para tanto, procurou-se conceituar o que é dislexia, dentro da perspectiva de várias teorias defendidas por alguns autores, tais como Strauss e Werner, Kephart, Gtman, Barsch, Frostig, dentre outros. Verificou-se que, as instituições de ensino, principalmente as públicas, não possuem profissionais gabaritados que possam identificar alunos com problemas de dislexia. Por outro lado observou-se que os próprios professores, bem como os pais desses alunos, sozinhos, não conseguem identificar os sintomas da dislexia, e assim não proporcionam um ambiente satisfatório para que os alunos disléxicos possam atingir seus objetivos, como as demais crianças consideradas normais. O importante é verificar se o problema apresentado pelo aluno é uma dislexia propriamente dita, ou se é um atraso no desenvolvimento da leitura decorrente de fatores adversos como uma deficiência sensorial ou atraso cognitivo. No entanto, constatou-se que, em alguns casos, podem ocorrer mais de um transtorno ao mesmo tempo. Um exemplo disso é a presença da dislexia associada a um quadro de Transtorno de Déficit de Atenção, mais comumente conhecido pelo freqüente sintoma de hiperatividade. Nesses casos, nesta monografia constatou-se que uma avaliação médica se faz necessária, para mostrar aos profissionais de educação que crianças hiperativas não são obrigatoriamente normais, podendo, assim, apresentar sintomas disléxicos.pt_BR
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