Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlencar, Maristela Lage-
dc.contributor.authorGomes, Karoline Moreira-
dc.date.accessioned2018-11-23T17:59:33Z-
dc.date.available2018-11-23T17:59:33Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationGomes, K. M.; Alencar, M. L. (2003)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37631-
dc.descriptionGOMES, Karoline Moreira. Autismo infantil: novo olhar para um velho problema. 2003. 66f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlterações, transtornos, conceituações, questionamentos e modalidadespt_BR
dc.subjectAutismo infantilpt_BR
dc.subjectSíndromept_BR
dc.titleAutismo infantil: novo olhar para um velho problemapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia constitui uma reflexão sobre alterações, transtornos, conceituações, questionamentos e modalidades de intervenção sobre o autismo infantil – levantamento bibliográfico - no decorrer, principalmente, da sua entrada na escola, embora conceituada como uma síndrome definida por alterações já existentes em idades bastante precoces. Caracteriza-se, primordialmente, pela existência de alterações nas relações interpessoais, linguagem-comunicação, brincadeiras (jogos) e comportamentos inoportunos segundo as normas vigentes. A sintomatologia caracteriza-se bastante cedo podendo a criança externar excessiva calma; preferindo ficar parada no berço a brincar ou permanecer no colo dos pais ou, apresentar-se, invariavelmente triste, apática, não se alegrando, nem se regozijando com brincadeiras, ale de demonstrar também dificuldades na assimilação de gestos simples como dar adeus, beijos, bater palmas, dentre outros. No entanto, contempla-se, ainda, difusos e abundantes hiatos e incógnitas em relação a essa problemática, destarte, os esforços corporificados pela comunidade científica. Entrementes, tem-se avançado, certamente, na fixação dos critérios de diagnóstico, na sua operacionalização e na avaliação psicopedagógica.pt_BR
Aparece nas coleções:EICESREUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_kmgomes.pdf484,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.