Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37628
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorBarros, Idelzulene Pereira-
dc.date.accessioned2018-11-23T14:12:10Z-
dc.date.available2018-11-23T14:12:10Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationBarros, I. P.; Ferreira, G. M. M. (2003)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37628-
dc.descriptionBARROS, Idelzulene Pereira. Compreendendo o mundo do disléxico:análise teórica. 2003. 75f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectCriancaspt_BR
dc.subjectCegueirapt_BR
dc.titleCompreendendo o mundo do disléxico : análise teóricapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho analisa a dificuldade de aprendizagem, notadamente, a dislexia que é identificada como um impedimento no processo de leitura e escrita que afeta crianças e adolescentes com inteligência normal ou superior e, sem deficiências sensoriais. Inicialmente, como cegueira às palavras ou cegueira verbal esta, ocasiona nos indivíduos portadores da mesma, uma série de obstáculos que impedem a decodificação das palavras fazendo-o confundir, substituir, adicionar ou omitir sons similares. Este estudo é de natureza bibliográfica, sendo subsidiado por teóricos como Campos, Fonseca, Melekian, Morin, Vygotsky, dentre outros. O objetivo desta revisão bibliográfica é compreender as dificuldades do aluno disléxico na escola, contextualizando suas reais necessidades, visualizando o enigma que a persegue nos diversos ambientes. Ficou evidenciado com o referido estudo, que a compreensão das singularidades deste indivíduo é fundamental para criarmos uma prática pedagógica flexível que prime pelo respeito às diferenças, bem como, colabore para a formação continuada dos professores facilitando a identificação da dificuldade providenciando intervenções adequadas a sua superação.pt_BR
Appears in Collections:EICESREUFC - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_tcc_ipbarros.pdf603,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.