Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37623
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alencar, Maristela Lage | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Débora Maria Chaves Braga | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T14:11:33Z | - |
dc.date.available | 2018-11-23T14:11:33Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | Teixeira, D. M. C. B.; Alencar, M. L. (2003) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37623 | - |
dc.description | TEIXEIRA, Débora Maria Chaves Braga. O caminhar da inclusão. 2003. 115f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Revisão teórica sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano, | pt_BR |
dc.subject | Histórico da inclusão | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | O caminhar da inclusão | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho centra-se na construção de uma proposta inclusiva do Colégio Shalom, bem como desenvolver e atualizar a revisão teórica sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano, estudando a concepção de autores que contribuem nesse processo. O seu roteiro inicia-se com o histórico da inclusão no mundo e no Brasil ressaltando as conquistas e avanços, como também, procura despertar a visão crítica da realidade que estamos inseridos no que diz respeito às bases legais em vigência, para não acomodar e sim fortalecer os direito declarados. A partir dos princípios inclusivos, fundamentar e sistematizar a prática do professor, bem como despertar e sensibilizar o corpo discente, corpo administrativo e a família na condição de parceiros que estabelecem uma rede de apoio. A sondagem a respeito da inclusão com o corpo docente e discente configura a realidade onde este trabalho será desenvolvido como forma de fornecer elementos significativos para a reorganização da proposta pedagógica, norteando caminhos para a operacionalização. A amostra relata existir, por parte de ambos, uma grande aceitação e disposição para o desenvolvimento, compromisso e desejo de aprofundar a teoria com estudos e debates colaborando de forma direta a concretização da inclusão de todos na aprendizagem e na participação das atividades sociais. A família como estrutura básica tem papel determinante no desempenho da aprendizagem e, por conseguinte, no processo inclusivo do aluno. A proposta, portanto, é ressiginificar a prática pedagógica na escola através da remoção de barreias conceituais, atitudinais e política-administrativa, fortalecendo as relações intra e interpessoais de todos que compõem a comunidade escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EICESREUFC - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_dmcbteixeira.pdf | 864,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.