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dc.contributor.advisorMenezes, Gláucia Maria-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Andreza Fabrícia Pinheiro da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-23T11:54:06Z-
dc.date.available2018-11-23T11:54:06Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationCastelo Branco, A. F. P. S.; Menezes, G. M. (2003)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37617-
dc.descriptionCASTELO BRANCO, Andreza Fabrícia Pinheiro da Silva. Inclusão da criança portadora de Síndrome de Down no sistema regular de ensino. 2003. 51f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão da Criança Portadora de Síndrome de Down no Sistema Regular de Ensinopt_BR
dc.subjectDeficiente Mentalpt_BR
dc.subjectTécnicas de diagnóstico pré-natalpt_BR
dc.titleInclusão da criança portadora de Síndrome de Down no sistema regular de ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente documento monográfico tem por objetivo submeter à apreciação resultados da investigação e estudo bibliográfico aplicados à Inclusão da Criança Portadora de Síndrome de Down no Sistema Regular de Ensino. O primeiro capítulo traz um epítome da evolução histórica da educação especial. Neste, inicialmente, aborda-se a educação especial na antiguidade, subsequentemente na idade média e, posteriormente do século XVI aos dias de hoje. Arremata-se este capítulo com a história da educação especial no Brasil. O segundo capítulo focaliza o deficiente mental como sujeito do processo de inclusão, trazendo assim, os aspectos gerais da deficiência mental, bem como a conceituação desta sob o olhar de diversos autores. No mesmo capítulo, à síndrome de Down – ou trissomia do cromossomo 21 – e sua etiologia é dado saliência. Ainda no referido capítulo são descritas as características do portador de tal síndrome, bem como as técnicas de diagnóstico pré-natal mais utilizadas atualmente. O terceiro capítulo descreve a importância do contexto social para desenvolvimento do portador de síndrome de Down, destacando para isso as capacidades e limitações da criança que porta essa síndrome e suas implicações sobre tal desenvolvimento. Outro fator a ser considerado, nesse capítulo, como determinante para o desenvolvimento dessa criança é sua relação com a família. O quarto capítulo destaca os pressupostos básicos para o processo de inclusão. Neste, é destacada a importância da elaboração de projetos de inclusão que incluam metas, objetivos, propostas, adaptações necessárias, preparação profissional e considerações sobre a temporalidade das crianças portadoras de necessidades educacionais especiais na escola. Portanto, esse documento procura concorrer para o crescimento da inclusão, bem como dos sujeitos que dela participam, a fim de que alcancem, no máximo, sucesso e crescimento individual e que, conseqüentemente contribua para o progresso da educação. Por ser um assunto consideradamente novo na educação pouco se ousa discuti-lo em reuniões escolares, comunitárias etc. Sabe-se, no entanto, que esse não é fator determinante para tal, considerando-se também a ausência de políticas voltadas para a inclusão das pessoas diferentes e o descompromisso social que coopera para que não se saia do ponto inicial, o 8 da ‘suposta vontade’ de mudar e não o agir para mudar. Cabe, porém, a cada ser, enquanto cidadão avaliar a importância de incluir tais pessoas na sociedade, escola etc., e anulando por fim o preconceito enraizado no seio da sociedade gerador da exclusão.pt_BR
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