Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37616
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Sales, Analtina Dantas Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T11:54:00Z | - |
dc.date.available | 2018-11-23T11:54:00Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | Sales, A. D. S.; Ferreira, G. M. M. (2003) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37616 | - |
dc.description | SALES, Analtina Dantas Santos. Evolução da leitura na deficiência mental. 2003. 58f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Evolução da leitura | pt_BR |
dc.subject | Deficiência mental | pt_BR |
dc.subject | Público Infantil | pt_BR |
dc.title | Evolução da leitura na deficiência mental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O tema central deste trabalho científico é a evolução da leitura na deficiência mental, enfatizando as particularidades do público infantil, ou seja, o aprendizado da leitura em crianças portadoras de deficiência mental. Para abordar este tema, fez-se necessário o conhecimento do mundo de crianças especiais, explorando as características cognitivas intrínsecas a suas ações e seu ritmo de aprendizagem. Verificar como se dá a evolução deste processo de aprendizagem através da leitura fundamenta-se no desejo de entender e ofertar formas de inserir os deficientes mentais no meio educacional, tendo, por parâmetros de estudo a abordagem da Educação Inclusiva. A leitura é uma habilidade a ser adquirida, onde seu aprendizado se dá por caminhos didáticos e pedagógicos que tomam faces excepcionais quando se trata de portadores de deficiência mental. Como processo de aquisição da linguagem, a leitura compreende duas operações fundamentais: a decodificação e a compreensão. Tomando por base a proposta deste trabalho, pode-se afirmar que dificuldade de aprendizagem relacionada com a linguagem (leitura, escrita e ortografia), pode ser inicial e informalmente diagnosticada, seja qual for o grau de deficiência da criança. Neste contexto, este trabalho enfatiza os fatores intrínsecos ao aprendizado e evolução da leitura no universo dos deficientes mentais, ressaltando seus aspectos cognitivos e sempre permeando-o com teorias pedagógicas, lingüísticas e psicológicas para formar uma base teórica segura. Pretende-se, assim, formar mais uma opinião acadêmica sobre o tema, visto que não se encerra aqui a discussão aberta, mas tão somente forma uma estrutura inicial para o desenvolvimento de novos projetos e trabalhos sobre a evolução da leitura dentro do universo da deficiência mental. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EICESREUFC - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_adssales.pdf | 297,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.