Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuerreiro, Ana Karla Gomes-
dc.date.accessioned2018-11-22T18:51:38Z-
dc.date.available2018-11-22T18:51:38Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationGuerreiro, A. K. G.(2003)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37611-
dc.descriptionGUERREIRO, Ana Karla Gomes. Uma abordagem pedagógica sobre a escola e formas de inclusão da criança com necessidades educativas especiais. 2003. 46f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectNecessidades educativaspt_BR
dc.titleUma abordagem pedagógica sobre a escola e formas de inclusão da criança com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia teve como objetivo dissertar sobre a escola e formas de inclusão das crianças com necessidades educativas especiais na sociedade atual. Para subsidiar teoricamente este trabalho foram lidos vários autores que se manifestaram sobre o assunto abordando alguns aspectos acerca da forma como o aluno com necessidades educativas especiais apreende conhecimentos que sejam significativos para seu crescimento como cidadão participativo da sociedade. A forma como ao longo da história esta parcela significativa de clientela vem sendo tratada e como os limites impostos por determinadas deficiências, ameaça o desenvolvimento normal de uma criança e sua adaptação a um mundo que constrói escolas e forma profissionais para as crianças ditas “normais”. As orientações legais da nova LDB, Lei 9394/96, a Constituição Federal também foram usadas como base teórica. Os pensamentos e ideais presentes na Declaração de Salamanca ( 1994) também fizeram parte desta dissertação. Verifica-se que há muito a ser feito para solucionar alguns dos aspectos mais urgentes tais como currículos apropriados, professores capacitados para trabalhar com as diferentes “necessidades especiais” e sobretudo o cumprimento da lei em todas as escolas visando trabalhar de fato a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. Sabe-se, no entanto, que apesar do artigo 208 da Constituição Federal ser bem claro no que diz respeito a esses alunos, verifica-se uma grande dicotomia em relação ao que diz a lei ou ao que manifestam a fala dos professores.pt_BR
Aparece nas coleções:EICESREUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_akgguerreiro.pdf264,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.