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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlencar, Maristela Lage-
dc.contributor.authorSaraiva, Alvina Leandro Nobre-
dc.date.accessioned2018-11-22T18:51:30Z-
dc.date.available2018-11-22T18:51:30Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSaraiva, A. L. N.; Alencar, M. L. (2003)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37610-
dc.descriptionSARAIVA, Alvina Leandro Nobre. Conhecendo um pouco mais para conviver melhor com a criança portadora de Síndrome de Down. 2003. 53f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectAdaptações e carente de profissionaispt_BR
dc.subjectProfissionaispt_BR
dc.titleConhecendo um pouco mais para conviver melhor com a criança portadora de Síndrome de Downpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrFalar de Síndrome de Down (SD) e, do grande número de teorias e instituições dedicadas a essa especificidade do quadro das necessidades especiais, é sobretudo, mostrar o alto índice de dificuldades enfrentadas pelos portadores de S.D., no que diz respeito ao processo de emancipação e cidadania de seus integrantes. E este trabalho enfoca o acentuado despreparo do ambiente sócio-cultural no qual eles convivem. Cada avanço neste contexto é considerado como uma grande conquista, sendo os espaços, familiar e educacional, o grande campo no trato do entendimento sobre as peculiaridades da SD. Portanto, é de fundamental importância o processo de socialização que a escola desempenha, até porque, foi a escola e, principalmente a escola pública, que historicamente, dedicou-se aos alunos considerados como “normais”, permitindo que os portadores de necessidades especiais fossem deixados em segundo plano e/ou confinados em cárceres domésticos, restando apenas para uns poucos privilegiados, o encaminhamento às “instituições especializadas”. O surgimento da filosofia da inclusão, permite que alunos portadores ou não de cuidados especiais possam conviver em um mesmo espaço feito de adaptações e carente de profissionais especialistas em necessidades especiais, como pedagogos, psicopedagogos, psicomotricistas, terapeutas e outros que se fazem necessários na escola da inclusão. E é voltado para a inclusão da criança especial no sistema regular de ensino, que este trabalho enfoca as dificuldades e os aspectos educacionais relativos à alfabetização de crianças e jovens portadores da Síndrome de Down.pt_BR
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