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dc.contributor.authorBarbalho, Carmem Silvya Coelho-
dc.contributor.authorTorres, Wládia Oliveira-
dc.contributor.authorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.date.accessioned2018-11-22T16:41:42Z-
dc.date.available2018-11-22T16:41:42Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationBarbalho, C. S. C.; Torres, W. O.; Andriola, W. B. (2006)pt_BR
dc.identifier.isbn85 7485 098 5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37607-
dc.descriptionBARBALHO, Carmem Silvya Coelho; TORRES, Wládia Oliveira; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Acompanhamento de egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da UFC: avaliação diagnóstica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 22-34.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIII Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação Institucionalpt_BR
dc.subjectEvasão discentept_BR
dc.subjectAvaliação de egressospt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.titleAcompanhamento de egressos de 2003 e 2004 dos cursos de graduação da UFC: avaliação diagnósticapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIngressar numa universidade é privilégio de poucos. Interromper o curso superior para fugir das dificuldades financeiras é a realidade de muitos. O falso conceito de que nas instituições federais de ensino superior só estudam alunos “riquinhos” é umas das causas para a insuficiência de programas governamentais de assistência aos estudantes carentes. De fato, nas salas de graduação das universidades federais brasileiras, 53,5% das vagas são ocupadas por alunos que concluíram o ensino médio em escolas particulares, segundo afirma o secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Gustavo Balduíno, baseado em pesquisa realizada pela entidade. No entanto, os 46,5% restantes referem-se a estudantes oriundos de escolas públicas. Pela falta de rubrica específica para assistência estudantil, indispensável à permanência e à formação completa dos universitários, muitos desses estudantes abdicam dos seus estudos para trabalhar.pt_BR
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