Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37566
Tipo: TCC
Título: A formação profissional de soldados de fileiras da Polícia Militar do Ceará
Autor(es): Ferreira, José Cunha
Orientador: Lima, Celina Amália Ramalho Galvão
Palavras-chave: Formação;Habilitação e profissionalização
Data do documento: 2009
Citação: Ferreira, J. C.; Lima, C. A. R. G. (2009)
Resumo: O trabalho focaliza a didática do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado do Ceará, a partir de sua grade curricular, das situações e comportamentos observáveis e observados nas práticas estabelecidas por instrutores e monitores. Busca-se apontar caminhos para uma formação mais humanizada, democrática, participativa e dinâmica aos novos policiam militares, formando um profissional que saiba atuar como negociador de conflitos. As Forças Policiais oriundas do período Brasil Império que foram extintas com a Revolução de 1964, originou as Policias Militares, objetivando estabelecer rígido controle sobre as corporações policiais armadas, o governo militar extinguiu as Guardas Civis e regulamentou as normas fiscalizadoras do Exército sobre as Polícias Militares, inclusive, nomeando oficiais do Exército para comandá-las em todos os Estados. Hoje a PMCE proporciona também, defeso da cidadania; como se pode ver a Corporação sofreu toda uma metamorfose de ordem estrutural metodológica e interativa. Formação de Soldados de Fileiras – CFSd. F, Homens da linha de frente, da Polícia Militar do Ceará vem sendo administrado por várias Unidades Operacionais da Corporação (Companhias e Batalhões) da capital e do interior, onde existe um Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP. Unidades Operacionais, que não estejam ligadas ao ensino e instrução, sem o planejamento a capacitação dos instrutores e sem meios auxiliares e salas inadequadas às instruções, a acabam formando profissionais ao espelho de cada instrutor, acarretando assim, inúmeros métodos de ações em atendimento e procedimentos em ocorrências policiais. Esta escola que tem atividade fim de Instrução e Formação de Praças fica fora na sua grande maioria dos Cursos de Formação de Praças, mesmo os curso sendo realizados em nossa capital, o que já não acontece com a Formação dos Oficiais da Polícia Militar. Para melhorar as políticas públicas de segurança é preciso deixar de lado algumas questões retóricas e passar a abordar um aspecto altamente relevante para o policial militar: A sua formação profissional. É preciso dar um enfoque técnico sobre os métodos e as condições do ensino técnico-profissionalizante ministrado pelas Unidades de ensino e em outras unidades operacionais que estão atuando os Cursos de Formação de Soldados de Fileira – CFSdF, da Polícia Militar em nosso Estado.
Descrição: FERREIRA, José Cunha. A formação profissional de soldados de fileiras da Polícia Militar do Ceará. 2009. 94f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Policiamento Comunitário, Fortaleza (CE), 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37566
Aparece nas coleções:EPC - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_tcc_jcferreira.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.