Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37543
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Costa, Morgana Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T18:17:01Z | - |
dc.date.available | 2018-11-21T18:17:01Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | Costa, M. M.; Ferreira, G. M. M. (2007) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37543 | - |
dc.description | COSTA, Morgana Mendes. UMA ABORDAGEM psicomotora do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2007. 30f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Déficit de Atenção e Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Psicoterapia | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem psicomotora do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho intitulado uma abordagem psicomotora do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), aborda o tema hiperatividade dentro do âmbito familiar, escolar e social. Nesta revisão bibliográfica introduz-se o estudo da psicomotricidade dentro de seus aspectos de distúrbios de aprendizagem envolvendo a hiperatividade. Solidifica o conceito de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) analisando as causas e propondo ações para ajudar o desenvolvimento do processo de aprendizagem de um indivíduo portador do transtorno. Destaca a relação de uma criança com TDAH com seu meio social, e discute que, sendo um estado funcional o TDAH pode ser alterado através de intervenções psicoterapêuticas, nos aspectos cognitivos e de comportamento bem no envolvimento da família e da escola. O objetivo não é impor métodos novos, e sim, fazer um estudo detalhado a cerca das bases teóricas explicativas da hiperatividade e do uso psicomotricidade na terapêutica. Este ainda é um grande obstáculo para os psicoterapeutas, psicopedagogos, psicomotricistas e demais profissionais de educação e saúde, pois a hiperatividade requer bem mais em termos de estudo e intervenção do que já avançou até hoje. | pt_BR |
Appears in Collections: | EPUFC - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_mmcosta.pdf | 247,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.