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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37537
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Silva, Fátima Regina Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T18:14:09Z | - |
dc.date.available | 2018-11-21T18:14:09Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | Silva, F. R. P.; Ferreira, G. M. M. (2007) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37537 | - |
dc.description | SILVA, Fátima Regina Pereira da. Intervenção psicomotora no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2007. 41f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Evolução da criança | pt_BR |
dc.title | Intervenção psicomotora no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo se propôs a pesquisar sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) fazendo uma relação com a Psicomotricidade. O TDAH é um problema que afeta crianças e adultos. As características do transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade são a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. Elas afetam de modo adverso o desempenho acadêmico, os relacionamentos familiar e social, o ajustamento psicossocial e a vida laborativa, devendo ser alvo de intervenção especializada. Além dos sintomas básicos do transtorno, em mais de 50% dos casos existe co-morbidade com transtorno do aprendizado, transtornos do humor e de ansiedade, transtornos disruptivos do comportamento e transtornos do abuso de substâncias e de álcool. O TDAH já foi entendido como um transtorno comportamental de meninos, porém, na atualidade, é solidamente identificado em meninas, adolescentes e adultos. Através de uma reeducação e de uma terapia psicomotora, com trabalhos orientados com uma série de atividades que a pessoa passa a vivenciar em sessões individuais e em grupos, ela passa a organizar melhor sua imagem corporal que é a chave mestra da organização racional do meio espacial e temporal da criança. A partir deste trabalho, em ações práticas, respeitanda a evolução da criança, facilitando sua transformação existencial, sua capacidade de centrar-se, em uma prática que respeita sua expressividade psicomotora, sua capacidade de desenlear-se, se envolvimento psicossocial em todos os sentidos irá se harmonizar para uma vida sociável. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPUFC - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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