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dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorSilva, Fátima Regina Pereira da-
dc.date.accessioned2018-11-21T18:14:09Z-
dc.date.available2018-11-21T18:14:09Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSilva, F. R. P.; Ferreira, G. M. M. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37537-
dc.descriptionSILVA, Fátima Regina Pereira da. Intervenção psicomotora no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2007. 41f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção/Hiperatividadept_BR
dc.subjectEvolução da criançapt_BR
dc.titleIntervenção psicomotora no transtorno de déficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo se propôs a pesquisar sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) fazendo uma relação com a Psicomotricidade. O TDAH é um problema que afeta crianças e adultos. As características do transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade são a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. Elas afetam de modo adverso o desempenho acadêmico, os relacionamentos familiar e social, o ajustamento psicossocial e a vida laborativa, devendo ser alvo de intervenção especializada. Além dos sintomas básicos do transtorno, em mais de 50% dos casos existe co-morbidade com transtorno do aprendizado, transtornos do humor e de ansiedade, transtornos disruptivos do comportamento e transtornos do abuso de substâncias e de álcool. O TDAH já foi entendido como um transtorno comportamental de meninos, porém, na atualidade, é solidamente identificado em meninas, adolescentes e adultos. Através de uma reeducação e de uma terapia psicomotora, com trabalhos orientados com uma série de atividades que a pessoa passa a vivenciar em sessões individuais e em grupos, ela passa a organizar melhor sua imagem corporal que é a chave mestra da organização racional do meio espacial e temporal da criança. A partir deste trabalho, em ações práticas, respeitanda a evolução da criança, facilitando sua transformação existencial, sua capacidade de centrar-se, em uma prática que respeita sua expressividade psicomotora, sua capacidade de desenlear-se, se envolvimento psicossocial em todos os sentidos irá se harmonizar para uma vida sociável.pt_BR
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