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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorMelo, Maria Adelane Santos de-
dc.date.accessioned2018-11-21T18:13:08Z-
dc.date.available2018-11-21T18:13:08Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationMelo, M. A. S.;Ciasca, M. I. F. L. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37535-
dc.descriptionMELO, Maria Adelane Santos de. A relevância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança da educação infantil. 2007. 40f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento físico, social, cognitivo e afetivo da criançapt_BR
dc.titleA relevância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Psicomotricidade é uma ciência da educação que busca através de técnicas contribuir para o desenvolvimento físico, social, cognitivo e afetivo da criança, possibilitando situações desafiadoras que favorecerão o amadurecimento das funções neurológicas e motoras para que o indivíduo possa viver melhor consigo mesmo e em sociedade. Para tanto, é de fundamental impotância que o professor da educação infantil tenha sensibilidade e conhecimento acerca do desenvolvimento psicomotor infantil para que proponha atividades motoras que despertem o interesse da criança com o intuito de conhecer melhor a si mesma, suas habilidades e limitações, conhecer melhor o outro para um melhor convívio social, assim com também, adquirir subsídios para uma aprendizagem significativa e satisfatória que tenha utilidade para sua vida atual e futura. A família, também, deve dispor de condições que estimulem o desenvolvimento psicomotor da criança, já que é o primeiro grupo social a qual a criança pertence, podendo desde cedo estimular seus movimentos e sentidos, além de procurar um equilíbrio entre liberdade e limite para que a criança possa formular e adquirir valores morais e sociais e tornar-se um indivíduo capaz de exercer sua cidadania com compromisso e responsabilidade para uma vida melhor em sociedade.pt_BR
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