Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37534
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Melo, Maria do Socorro de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T18:12:58Z | - |
dc.date.available | 2018-11-21T18:12:58Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | Melo, M. S. S.; Ferreira, G. M. M. (2007) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37534 | - |
dc.description | MELO, Maria do Socorro de Souza. O desenvolvimento infantil x psicomotor. 2007. 94f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | A importância do desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.subject | Processo de crescimento global | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento psicomotor da criança | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento infantil x psicomotor | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta monografia teve como um dos objetivos transmitir de forma simples e compreensiva a importância do desenvolvimento da criança, como também incentivar a participação constante e atuante da família e de todas as pessoas envolvidas no processo de crescimento global e interativo desta criança. Procura-se conceituar o que é antigo e o que é moderno, dentro da perspectiva das várias tendências estéticas, verificando como os autores dos pensamentos e afirmações citadas desenvolvem suas teorias a esse respeito. Para tanto, são citados de autores e teóricos como: Jean Piaget, Vygotsky, Freud, Wallon, Allport, Rappoport, Ferreira, Rosa Merval, Sousa Dayse dentre outros, para assim subsidiar teoricamente esse trabalho. A conclusão a que se chega é que: o desenvolvimento psicomotor da criança é um processo global e interativo e a família é o primeiro universo ensinante da criança, sendo este um ambiente normal e natural para o seu crescimento físico, mental e social e principalmente interativo. E que esse processo é dinâmico e global acontecendo com o ser humano desde sua concepção e continuando por toda sua vida, pois essas mudanças são bem evidentes na criança. Desenvolve-se, crescem ou se modificam, seu corpo, sua inteligência, seus sentimentos, de forma geral pela integração e interação de aspectos físicos e psíquicos. Para uma melhor compreensão o trabalho foi dividido da seguinte forma: o I capítulo relata o desenvolvimento da criança na visão de Piaget; o II capítulo explica como se processa o desenvolvimento psicomotor da criança; o III capítulo mostra de forma simplificada, como se processa a intervenção da família no desenvolvimento psicomotor da criança. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPUFC - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_mssmelo.pdf | 670,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.