Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37532
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Luciane Ponte e | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Regina Cláudia Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T18:12:00Z | - |
dc.date.available | 2018-11-21T18:12:00Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | Cavalcante, R. C. P.; Silva, L. P. (2007) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37532 | - |
dc.description | CAVALCANTE, Regina Cláudia Pinheiro. Uma estratégia de intervenção em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). 2007. 64f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2007. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção | pt_BR |
dc.subject | Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.title | Uma estratégia de intervenção em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esse trabalho tem como objetivo geral apresentar uma análise profunda e reflexiva, a partir de uma revisão bibliográfica, sobre um tema cada vez mais freqüente nas salas de aula e que, ainda hoje, gera dúvidas quanto ao que vem a ser um Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e comportamentos relativos a Indisciplina. Especificando um pouco mais esse objetivo pretende-se apresentar o conceito e as características do Transtorno do Déficit de Atenção /Hiperatividade (TDAH), juntamente com suas causas e implicações; conhecer os aspectos mais importantes da Psicomotricidade, uma área de atuação que vem se fazendo cada vez mais presente nos trabalhos realizados com crianças que apresentam distúrbios de aprendizagem; e apresentar a Psicomotricidade como uma estratégia efetiva de intervenção na criança com TDAH, apontando alternativas para a superação do problema no sentido de ajudar o aluno a continuar aprendendo apesar das dificuldades. Diante das questões aqui levantadas, acredita-se ser de grande importância a realização desta monografia sobre o TDAH, no sentido de esclarecer pais e professores sobre tais comportamentos, suas implicações, repercussões, e como tratá-los, tanto no âmbito familiar como na escola, mostrando ainda a importância do diagnóstico precoce para que sejam prevenidas, no futuro, conseqüências adversas e muitas vezes irreversíveis. Na conclusão dessa monografia, contemplam-se, nomeadamente as mudanças de perspectivas que vêm influenciando um novo modelo na educação, em termos de um trabalho conjunto a ser realizado por pais, professores, escolas, e profissionais da saúde e educação, visando beneficiar e otimizar o processo de aprendizagem para todos os alunos. Nesse sentido, cuidar positivamente dos alunos com TDAH, constitui uma maneira de proporcionar uma escola adequada para todas as crianças. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPUFC - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_rcpcavalcante.pdf | 430,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.