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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Caldas, Eryka Kelly Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T18:09:06Z | - |
dc.date.available | 2018-11-21T18:09:06Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | Caldas, E. K. S.; Ferreira, G. M. M. (2007) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37526 | - |
dc.description | CALDAS, Eryka Kelly Silva. Psicomotricidade como recurso de desenvolvimento na educação infantil. 2006. 60f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2006. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escola como meio de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Meio Social | pt_BR |
dc.subject | Educação psicomotricidade | pt_BR |
dc.title | Psicomotricidade como recurso de desenvolvimento na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Além do interesse pessoal de trabalhar no mesmo, o tema se impõe pela necessidade de haver nos estabelecimentos de ensino um projeto adequado e uma educação que observe o desenvolvimento cognitivo e corpóreo da criança de forma totalizada. Considerando a escola um meio social de inter-relações, ambiente no qual a criança permanece durante parte do seu dia, nas suas horas de maior apreensão em seus melhores anos de vida, o desenvolvimento da educação psicomotora vai solidificar suas estruturas. Assim a cooperação que é relacionada com a solidariedade e organização consegue estabelecer relações humanas, saudáveis ao crescimento e desenvolvimento da criança. O jogo desenvolve um espírito construtivo entre as pessoas e desperta a sua imaginação, tendo seus fins e meios. O espaço e o tempo são agentes a definir suas características. A educação psicomotora aplicada na escola com fins pedagógicos, auxiliando no processo educacional de crianças permitirá um desenvolvimento integral dos alunos. Nesta faixa etária, os jogos cooperativos favorecem o desenvolvimento cognitivo (atenção, memória, raciocínio e criatividade); afetivo-social (relações humanas) e o desenvolvimento motor (aspectos biológicos e a aprendizagem de atividades básicas e específicas). Em relação ao referencial trabalhado fica a impressão de que os objetivos variam conforme o período de escolarização. O educador tem nos jogos um forte aliado para desenvolver e fixar conceitos, mas é preciso que seus objetivos se tornem bem claros e dominados pelo professor, para então, a sua aplicação no dia a dia ser eficaz. Conclui-se que, na realidade, muitos problemas de reeducação jamais se delineariam caso, junto à leitura, escrita e matemática, uma parte do horário escolar fosse dedicado à educação psicomotora, utilizando o movimento associado com exercícios gráficos e de manipulação como principal recurso educativo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPUFC - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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