Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37506
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Regina Cláudia | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T15:25:48Z | - |
dc.date.available | 2018-11-21T15:25:48Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | Pinheiro, R. C. (2006) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7485 098 5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37506 | - |
dc.description | PINHEIRO, Regina Cláudia. Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 93-116. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | III Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Compreensão leitora | pt_BR |
dc.subject | Concepção de leitura | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A compreensão da leitura é um processo que envolve as informações contidas no texto e as que o leitor já possui, que são somadas àquelas. Nesse processo, somente a decodificação das informações visuais do texto não é suficiente para a compreensão da leitura. É necessário o conhecimento de informações que não estão explícitas no texto, como as inferências e a interpretação do contexto social mais amplo daquele evento. Nesse sentido, o leitor é ativo, pois mobiliza todos os componentes de conhecimento e estratégias cognitivas que possui para a construção do sentido. Desse modo, o processamento textual (produção ou compreensão) depende de uma de interação verbal entre autor e leitor, via texto, no qual uma série de estratégias – sociocognitiva, interacional e textual – são mobilizadas para a construção dos sentidos (Koch, 2002). Para essa interação, são necessários três elementos básicos: o produtor, o texto e o leitor. O primeiro planeja seu “projeto de dizer”, recorrendo a uma série de estratégias de organização textual e orientando o interlocutor para a construção dos possíveis sentidos. O texto, organizado a partir das diversas possibilidades que a língua oferece, objetiva dar pistas e sinalizações ao interlocutor para que este construa seu sentido dentro dos possíveis para aquela leitura. Finalmente, o leitor/ouvinte procede a construção dos sentidos a partir da organização textual, bem como mobilizando o contexto relevante à interpretação (Koch, 2002). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_rcpinheiro.pdf | 147 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.