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dc.contributor.authorPinheiro, Regina Cláudia-
dc.date.accessioned2018-11-21T15:25:48Z-
dc.date.available2018-11-21T15:25:48Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationPinheiro, R. C. (2006)pt_BR
dc.identifier.isbn85 7485 098 5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37506-
dc.descriptionPINHEIRO, Regina Cláudia. Avaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 93-116.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIII Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectConcepção de leiturapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleAvaliação da compreensão leitora: um estudo com professores do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA compreensão da leitura é um processo que envolve as informações contidas no texto e as que o leitor já possui, que são somadas àquelas. Nesse processo, somente a decodificação das informações visuais do texto não é suficiente para a compreensão da leitura. É necessário o conhecimento de informações que não estão explícitas no texto, como as inferências e a interpretação do contexto social mais amplo daquele evento. Nesse sentido, o leitor é ativo, pois mobiliza todos os componentes de conhecimento e estratégias cognitivas que possui para a construção do sentido. Desse modo, o processamento textual (produção ou compreensão) depende de uma de interação verbal entre autor e leitor, via texto, no qual uma série de estratégias – sociocognitiva, interacional e textual – são mobilizadas para a construção dos sentidos (Koch, 2002). Para essa interação, são necessários três elementos básicos: o produtor, o texto e o leitor. O primeiro planeja seu “projeto de dizer”, recorrendo a uma série de estratégias de organização textual e orientando o interlocutor para a construção dos possíveis sentidos. O texto, organizado a partir das diversas possibilidades que a língua oferece, objetiva dar pistas e sinalizações ao interlocutor para que este construa seu sentido dentro dos possíveis para aquela leitura. Finalmente, o leitor/ouvinte procede a construção dos sentidos a partir da organização textual, bem como mobilizando o contexto relevante à interpretação (Koch, 2002).pt_BR
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