Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37495
Tipo: Artigo de Evento
Título: O processo avaliativo na educação infantil: uma experiência
Autor(es): Leitão, Fátima Maria Araújo Saboia
Palavras-chave: Educação Infantil;Processo avaliativo;Ação avaliativa;Núcleo de Desenvolvimento da Criança
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Leitão, F. M. A. S. (2006)
Resumo: O tema Avaliação ainda hoje é considerado controverso e polêmico. A avaliação encontra-se ainda reduzida muito freqüentemente em nossas escolas, a julgamentos e comparações com modelos pré-estabelecidos e à atribuição de notas e conceitos, apresentando-se dissociada da ação educativa. No caso específico da Educação Infantil, embora se apresente explicitado na LDB (lei 9.394/96 de dezembro de 1996) que a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental, a prática avaliativa ainda encontra-se relacionada a exames, a medidas, a aspectos demarcados e padronizados, a observações esporádicas e fragmentadas sobre a criança. Para Hoffmann, é essencial e urgente o repensar do significado da ação avaliativa da educação infantil à universidade (2003, p. 10) [...]
Descrição: LEITÃO, Fátima Maria Araújo Saboia. O processo avaliativo na educação infantil: uma experiência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 21-33.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37495
ISBN: 85 7485 098 5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_fmasleitao.pdf94,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.