Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Danielle de Araújo-
dc.contributor.authorTibães, Hanna Beatriz Bacelar-
dc.contributor.authorBrito, Maria José Menezes-
dc.date.accessioned2018-11-21T14:57:45Z-
dc.date.available2018-11-21T14:57:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOREIRA, D. A. ; TIBÃES, H. B. B. ; BRITO, M. J. M. Prazer e sofrimento de docentes na Pós-Graduação Stricto sensu em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e33328, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (On line)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37491-
dc.description.abstractObjective: to understand the pleasure-suffering relationship in the work of professor of the Post-Graduation in nursing. Methods: this is a qualitative research, carried out in two post-graduate programs in nursing. Data were collected through interviews, guided by semi-structured script and documentary analysis. Twenty-one professors participated in the study. The data were analyzed through thematic content analysis. Results: the analysis revealed the interface of work organization and interpersonal relationships in the experiences of teacher pleasure and suffering. Two categories emerged: The professor suffering in the Post-Graduation course: reality is not everything we dream about and experiences of pleasure in the teaching work: I want to die doing it. Conclusion: the pleasure-suffering relationship of professors is influenced by external and internal conditions of the programs. Also, the experiences of pleasure and suffering come from interdependent experiences and coexist in the teaching work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEducação de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.subjectPrazerpt_BR
dc.titlePrazer e sofrimento de docentes na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: compreender a relação prazer-sofrimento no trabalho de docentes, na Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em dois programas de Pós-Graduação stricto sensu em enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, guiadas por roteiro semiestruturado e análise documental. Participaram do estudo 21 docentes. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo Temática. Resultados: a análise revelou a interface da organização do trabalho e das relações interpessoais nas vivências de prazer-sofrimento docente. Emergiram duas categorias: Sofrimento docente na Pós-Graduação: a realidade não é tudo aquilo com que a gente sonha e Vivências de prazer no trabalho docente: eu quero morrer fazendo isso. Conclusão: a relação prazer-sofrimento de docentes é influenciada por condições externas e internas aos programas. Ademais, as vivências de prazer e sofrimento derivam de experiências interdependentes e coexistem no trabalho docente.pt_BR
dc.title.enPleasure and suffering of professors in the post-graduation in nursingpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_damoreira.pdf233 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.