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dc.contributor.advisorPinho , Francisca Francineide de-
dc.contributor.authorCastro, Renata Facó de Saboia-
dc.date.accessioned2018-11-20T13:25:54Z-
dc.date.available2018-11-20T13:25:54Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCastro, R. F. S.;Pinho, F. F. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37445-
dc.descriptionCASTRO, Renata Facó de Saboia. O espaço escolar na concepção das professoras de Dois Ceis da rede municipal de Fortaleza. 2015. 90f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this research was to investigate the conception of adequate school space for 1 to 3 years old children, according to teachers view, in two Early Childhood Education Centers of Fortaleza City Hall. It was also aimed to identify which conceptions of child, childhood and Early Childhood Education guide the research subjects practice as well as analyze how they see the physical spaces where they work and find out if they perform any changes on it. Therefore, a brief history background about children, childhood, Early Childhood Education and its environment conceptions was written, briefly highlighting the trajectory of Educational institutions for 1 to 3 years old children in the city of Fortaleza. The theoretical referenda was mainly supported by the studies of Kuhlmann (2011), Sarmento (2007), Barbosa (2006), Forneiro (1998), Zabalza (1998), Horn (2004) and Pinho (2014). As a qualitative research, which presents a comparative case study, the strategies used for data collection were semi structured interviews and non-participant observation. As a result of data analysis it was found that although the physical structure of the institutions had negative aspects pointed out by the teachers, as issues that hinder the pedagogical practice, the problems identified in the structure do not prevent the realization of planned and important activities for the development of children aged 1-3 years. As research findings some interventions for the improvement of spaces, carried out by research subjects were pointed out. It has been further identified that teachers’ conceptions shown in daily practice, directly influence the way they understand, plan and act in the educational environment. Keywords: School spaces.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEspaçospt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectChildhood Earlypt_BR
dc.titleO espaço escolar na concepção das professoras de Dois Ceis da rede municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como finalidade investigar a concepção do espaço escolar adequado para crianças de 1 a 3 anos, na perspectiva das professoras de dois Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Também buscou-se identificar as concepções de criança, de infância e de Educação Infantil que norteiam a prática dos sujeitos da pesquisa, assim como analisar de que maneira percebem os espaços nos quais trabalham e se realizam intervenções nos mesmos. Para tanto, foi realizado um breve resgate histórico sobre a concepção de criança, de infância, de Educação Infantil e de espaços, destacando de forma sucinta a trajetória das instituições para o atendimento de crianças de 1 a 3 anos no município de Fortaleza. Como aporte teórico, foram utilizados, principalmente, os estudos de Kuhlmann (2011), Sarmento (2007), Barbosa (2006), Forneiro (1998), Zabalza (1998), Horn (2004) e Pinho (2014). Constituindo-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual se apresenta um estudo de caso comparativo, tendo como estratégias utilizadas para a coleta de dados a entrevista semi estruturada e a observação não-participante. Como resultado da análise dos dados, foi constatado que, embora a estrutura física das instituições apresentem aspectos negativos apontados pelas professoras como questões que atrapalham a prática pedagógica, os problemas identificados na estrutura não impedem a realização das atividades planejadas e consideradas importantes para o desenvolvimento das crianças na faixa etária de 1 a 3 anos, tendo em vista possíveis intervenções. Como achados da pesquisa, foram destacadas algumas intervenções para a melhoria dos espaços, realizadas pelos sujeitos pesquisados. Foi identificado, ainda, que as concepções das professoras, explicitadas na prática, influenciam diretamente na forma como percebem, planejam e agem no ambiente educacional.pt_BR
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