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dc.contributor.advisorPinto, Georgia Albuquerque de Toledo-
dc.contributor.authorRios, Roberta Rodrigues Fernandes-
dc.date.accessioned2018-11-20T13:25:48Z-
dc.date.available2018-11-20T13:25:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRios, R. R. F.; Pinto, G. A. T. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37444-
dc.descriptionRIOS, Roberta Rodrigues Fernandes. O lúdico na perspectiva das crianças: a diferença é que as crianças gostam de brincar. 2015. 75f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.description.abstractEm estre trabajo se aborda el lúdico al hablar de los niños ", la diferencia es que los niños les gusta jugar." El objetivo general es investigar lo que los niños de tres años piensan en el juego en el espacio de guardería. Para eso, la escucha de 25 niños se llevó a cabo con el fin de entender el juego y la organización de los espacios, desde la perspectiva del niño. Esta investigación tiene el soporte teórico de los siguientes autores: Schramm (2010), Vygotsky (2007), Moyles (2006), Brougère (2003), Cruz (2000), entre otros. Se trata de una investigación de enfoque cualitativo, se utilizó la entrevista semi-estructurada y tuvo como sujetos niños de dos guarderías en Fortaleza. Como resultado, se pudo ver que los niños pueden convertirse todo en el juego, como ver la televisión, escuchar cuentos o recibir cosquillas, otra cuestión es que los juegos convencionales, aún predominan cuando los niños hablan del tema, otro punto importante es el hecho de que niños de tres años ya en el juego hacen fuerte diferenciación para las niñas y los niños.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectJuegospt_BR
dc.subjectInfanciapt_BR
dc.subjectNinõpt_BR
dc.titleO lúdico na perspectiva das crianças: a diferença é que as crianças gostam de brincarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como tema o lúdico através da fala das crianças: “a diferença é que as crianças gostam de brincar”. O objetivo geral é investigar o quê as crianças de três anos pensam sobre a brincadeira no espaço do CEI. Para se atingir esse fim, foi realizada a escuta de 25 crianças, buscando compreender o brincar e a organização dos espaços, a partir da perspectiva da criança. Esta pesquisa tem como apoio teórico os seguintes autores: Schramm (2010), Vygotsky (2007), Moyles (2006), Cruz (2000), dentre outros. Esta é uma investigação de cunho qualitativo, o procedimento metodológico utilizado foi a entrevista semiestruturada e teve como sujeitos crianças do Infantil III de dois CEIs do município de Fortaleza. Como resultado, foi possível perceber que para as crianças tudo pode se transformar em brincadeira, como assistir TV, ouvir histórias ou receber cosquinhas, outra questão é que as brincadeiras convencionais, ainda predominam quando as crianças falam sobre o brincar, outro ponto relevante é o fato das crianças de três anos já fazerem forte diferenciação de brincadeira para meninas e para meninos. Palavras-chave:pt_BR
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