Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37442
Tipo: TCC
Título: A formação inicial de professores da educação infantil: uma análise do projeto pedagógico do curso da FACED/UFC
Autor(es): Lima, Tathiane Rodrigues
Orientador: Bodião, Idevaldo da Silva
Palavras-chave: Formação de Professores;Educação Infantil;Pedagogia;Teacher education;Early Childhood Education;Pedagogy
Data do documento: 2015
Citação: Lima, T. R. L. ; Bodião, I. S. (2015)
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a formação inicial de professores para atuar na Educação Infantil. O objetivo principal é conhecer como vem sendo realizada a formação inicial dos futuros professores para atuar nesta primeira etapa da educação básica no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Como objetivos específicos, a iniciativa buscou explicitar o processo de desenvolvimento histórico da Educação Infantil no Brasil, analisar o perfil do Curso de Pedagogia; e refletir sobre a atual Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia da UFC. Esta investigação baseou-se nos atuais debates que vem destacando a importância da formação do professor de Educação Infantil. Para tanto, foram analisadas as contribuições de autores como Cruz (2000), Kuhlmann Jr.(1998), Formosinho (2011), Libâneo (2010), Kramer (2011), Hollanda (2007), Pinto (2012) e Kishimoto (2011). Em relação aos documentos legais, percebeu-se a relevância das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP/2006). Com base neste referencial, foi desenvolvido um estudo de caso, através da abordagem qualitativa, junto às professoras universitárias do Curso de Pedagogia da UFC. Utilizou-se análise documental da atual Proposta Pedagógica deste curso (UFC/Faculdade de Educação, 2013), e foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que a formação inicial de professores da Educação Infantil deve estar amparada em conhecimentos de ordem teórica e prática. Assim sendo, é necessária uma formação que perceba as singularidades do desenvolvimento infantil, levando em consideração desde a faixa etária das crianças atendidas pelas creches, suas múltiplas linguagens, suas maneiras individuais de pensar, tal como a superação de preconceitos em relação às potencialidades de cada criança. Palavras chave:
Abstract: The basis of this research is to observe the initial teacher training of professionals who will work in early childhood education. The main purpose of this project is to investigate how these future teachers have been trained to work in this first stage of basic education in the Pedagogy Course of the Federal University of Ceará. This work has three specific objectives. The first one sought to explain the historical development process of early childhood education in Brazil; the second intended to analyze the profile of the Education Course; and the last one aimed to reflect on the current Pedagogy Course at UFC. This research has also been based on the current discussions that have highlighted the importance of teacher training for early childhood education in Brazil. Thus, we analyzed the contributions of authors like Cruz (2000), Kuhlmann Jr. (1998), Formosinho (2011), Libâneo (2010), Kramer (2011), Hollanda (2007), Pinto (2012) and Kishimoto (2011). We have also considered the relevance of the standards DCPN/2006. Based on this framework, a case study was developed through a qualitative approach, along with university professors of the UFC Pedagogy Course. We have analysed the pedagogical practices at the UFC Pedagogy Course, as well as conducted semi-structured interviews with the same professors. The results of this research showed that the initial training of educators in the field of early childhood education should be supported by theoretical-practical knowledge. Therefore, this practice should focus on the singularities of child development, taking into account the children's age, their multiple languages, and their unique ways of thinking. It should also overcome prejudices about the potential of each child.
Descrição: LIMA, Tathiane Rodrigues. A formação inicial de professores da educação infantil: uma análise do projeto pedagógico do curso da FACED/UFC. 2015. 58f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37442
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_trlima.pdf668,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.