Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDantas, Lilianne Moreira-
dc.contributor.authorQueiroz, Virgínia Silva de-
dc.date.accessioned2018-11-20T13:25:28Z-
dc.date.available2018-11-20T13:25:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Virginia Santos.As percepções de professores da educação infantil acerca da inclusão de crianças com deficiência no sistema regular: o que dizem as pesquisas entre os anos de 2005 a 2013. 2015. 85f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37441-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectPercepção de Professorespt_BR
dc.subjectEducación Inclusivapt_BR
dc.subjectEducación de la Primera Infanciapt_BR
dc.titleAs percepções de professores da educação infantil acerca da inclusão de crianças com deficiência no sistema regular: o que dizem as pesquisas entre os anos de 2005 a 2013pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho teve como objetivo analisar as percepções de professores da Educação Infantil acerca da inclusão de crianças com deficiência. Buscamos também identificar os sentimentos, atitudes e disponibilidade dos professores diante da criança com deficiência e quais os aspectos negativos e positivos apontados por eles nesse processo de inclusão. Tivemos como suporte teórico a legislação específica do sistema nacional inclusivo e autores que investigaram o processo de inclusão como Mantoan (2003); Carvalho (2012), entre outros. A metodologia utilizada para a fundamentação deste estudo foi a pesquisa bibliográfica. Nossa análise de dados teve como referência quinze trabalhos selecionados da literatura nacional em sites científicos, pertinentes ao assunto, publicados no período de 2005 a 2013. Sendo eles: Guasselli (2005), Antunes (2008), Anhão (2009), Bagagi (2010), Gonzaga (2010), Castro (2011), Miranda (2011) Soares (2011), Benincasa (2011), Lima (2012), Dantas (2012), Vital (2012), Rodrigues (2013), Arantes (2013) e Luiz (2013). Os resultados apontaram que as professoras reconhecem a importância da inclusão começar desde a Educação Infantil, fazendo referência para a questão do direito que a criança com deficiência tem de frequentar a escola e obter as mesmas oportunidades que as outras. No entanto, apontam grande divergência entre a teoria e a realidade, falta de apoio das equipes escolares, pois embora o conhecimento sobre inclusão tenha avançado, ainda são escassos e poucos sistematizados dentro das instituições educativas. Em quase todas as pesquisas as professoras evidenciaram que se sentem despreparadas e reconhecem a importância da formação continuada para um melhor desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, pois acreditam que a formação lhe dará esse conhecimento, como se houvesse uma fórmula certa ou técnica correta para se trabalhar com essas crianças. Foi possível constatar as dificuldades e a luta das professoras para desenvolver práticas educativas de inclusão que considere a diversidade das crianças e suas potencialidades e que promova o seu desenvolvimento integral, revelando assim, a complexidade desse processo que vem caminhando a passos lentos.pt_BR
dc.description.abstract-esEste estudio tuvo como objetivo analizar la percepción de los maestros de Educación de la Primera Infancia a respecto de la inclusión de los niños con discapacidad. También tratamos de identificar los sentimientos, las actitudes y la disponibilidad de los maestros frente a los niños con discapacidad y cuáles son los aspectos positivos y negativos señalados por ellos en este proceso de inclusión. Teóricamente, habíamos apoyado por la legislación específica del sistema nacional incluyente y autores que investigó el proceso de inclusión como Mantoan (2003); Carvalho (2012), entre otros. La metodología utilizada fue la pesquisa bibliográfica. Nuestro análisis de los datos tuvo como referencia quince obras de la literatura nacional en sitios científicos, relacionados con el tema, publicados entre 2005 y 2013. Ellos son: Guasselli (2005), Antunes (2008), Anhão (2009), Bagagi (2010), Gonzaga (2010), Castro (2011), Miranda (2011) Soares (2011), Benincasa (2011), Lima (2012), Dantas (2012), Vital (2012), Rodrigues (2013), Arantes (2013) y Luiz (2013). Los resultados mostraron que los profesores reconocen la importancia de incluir a partir de jardín de infantes, en referencia a la cuestión del derecho del niño discapacitado tiene que asistir a la escuela y obtener las mismas oportunidades que los demás. Sin embargo, indican una gran divergencia entre la teoría y la realidad, la falta de apoyo del personal de la escuela, pues aunque el conocimiento acerca de la inclusión ha avanzado, son todavía escasos y pocos sistematizado dentro de las instituciones educativas. En casi toda la investigación mostró que los maestros se sienten preparados y reconocen la importancia de la formación continua para un mejor desarrollo de las prácticas de enseñanza inclusiva, en la creencia de que el entrenamiento le dará este conocimiento, como si hubiera uma fórmula o técnica correcta para trabajar con estos niños. Fue posible observar dificultades y la lucha de los docentes para desarrollar prácticas de inclusión educativa que consideran la diversidad de los niños y su potencial y promueven su desarrollo integral, lo que revela la complejidad de este proceso que viene caminando a un ritmo lento.pt_BR
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_vsqueiroz.pdf804,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.