Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFrota, Ana Maria Monte Coelho-
dc.contributor.authorGuimarães, Mona Sara dos Santos-
dc.date.accessioned2018-11-20T13:25:15Z-
dc.date.available2018-11-20T13:25:15Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGuimarães , M. S. S.; Frota, A. M.M. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37439-
dc.descriptionGUIMARÃES, Mona Sara dos Santos. A importância da resiliência para as professoras. 2015. 62f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectResiliênciapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA importância da resiliência para as professoraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa em pauta teve como objetivo principal saber como as professoras da Educação Infantil fortalecem a sua capacidade de resiliência durante sua rotina profissional, a qual, muitas vezes, é extremamente desgastante. Busca-se refletir acerca dos fatores motivadores para que elas se mantenham na difícil profissão do magistério infantil, compreendendo o que as fazem voltar no dia seguinte para a sala de aula. Para tanto, verificou-se alguns conceitos relacionados à resiliência, e a importância de trabalhá-la no contexto educacional. Assim, procedeu-se a uma pesquisa de natureza qualitativa, com uma amostra de três sujeitos, em uma creche pública do município de Fortaleza, no estado do Ceará. A instituição está vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), mais especificamente ao Distrito de Educação da Secretaria Executiva Regional IV (SER IV). Buscando a interação entre a reflexão da teoria e a pesquisa, é que optamos por utilizar como instrumento da pesquisa o método da entrevista. Através dos dados coletados foi possível constatar que as três professoras participantes buscam lidar positivamente ao se depararem com os problemas que aparecem no dia a dia da profissão. Conclui-se que a resiliência deve ser trabalhada de forma constante na prática profissional das professoras, para que auxilie em um resultado cada vez mais efetivo e positivo no processo de ensino e na subjetividade de todos os indivíduos que fazem parte da escola.pt_BR
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_mssguimaraes.pdf829,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.