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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Daniel Pinto-
dc.contributor.authorSousa, Luciene Pinto de Moura-
dc.date.accessioned2018-11-19T13:34:25Z-
dc.date.available2018-11-19T13:34:25Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSousa, L. P. M.;Gomes, D. P. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37419-
dc.descriptionSOUSA, Luciene Pinto de Moura. A abordagem do lúdico na prática pedagógica em uma creche municipal de Fortaleza – Ce. . 2015. 61. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.titleA abordagem do lúdico na prática pedagógica em uma creche municipal de Fortaleza - cept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa presente pesquisa, fizemos uma análise a respeito da importância do lúdico no jogo, brinquedos, roda de história e da brincadeira como elementos fundamentais no processo de desenvolvimento afetivo da criança numa creche pública do município de Fortaleza. Cantar, ouvir histórias, dramatizar, jogar com regras, desenhar, entre outras atividades constituem meios prazerosos de aprendizagem. Através delas as crianças expressam suas criações e suas emoções, refletem medos e alegrias, desenvolvem características para a vida adulta. Delimitamos nossa problemática no contexto da creche, por ser atualmente nosso campo de atuação profissional. O foco central da pesquisa realizada é analisar como os recursos lúdicos contribuem para o desenvolvimento afetivo da criança. Nos objetivos específicos buscamos conhecer qual a concepção da professora sobre o papel do lúdico e como a mesma utiliza esses recursos em sua prática pedagógica. Para atingir o objetivo dessa pesquisa, foram realizadas observações uma entrevista semi-estruturada com a professora da creche. Portanto, foi possível com essa pesquisa verificar que um ambiente pedagógico rico em ludicidade propiciando as crianças experiências lúdicas (brinquedos, brincadeiras com o outro e faz-deconta, manipular objetos) impulsiona a criança a manifestar e gerir suas emoções como a alegria, tristeza, consternação, raiva, administrar suas frustrações, diminuir a timidez, contribuindo assim para seu desenvolvimento afetivo.pt_BR
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