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dc.contributor.advisorGondim, Meire Virgínia Cabral-
dc.contributor.authorLeoncio, Iracema Lima da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-19T13:32:44Z-
dc.date.available2018-11-19T13:32:44Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLeoncio, I. L. S.; Gondim, M. V. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37415-
dc.descriptionLEONCIO, Iracema Lima da Silva. Concepções das professoras da pré-escola acerca da leitura e da escrita na educação infantil. 2015. 74f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to examine the conceptions of two Pre-School teachers about reading and writing and their implications in the process of teaching and learning. To fulfill this goal, we went to one of Caucaia's public pre-school institution and conducted semi-structured interviews with two teachers on the reading and writing process in order to understand how the built conceptions can reflect on teaching practices involving reading and writing, in the description of activities and lesson plan prepared by them. The theoretical foundations that guided our work were grounded in socio-constructivist theories of Piaget(2005, 1992), Vygotsky (1998, 1992, 1989) and Wallon (1995, 1992, 1975); in the language of Psychogenesis writing (1999) that focuses on literacy as a process and the language as a means of interaction. From the data analysis, we found that the teacher #1 practices traditional methods that value mechanical activities and focusing exercises. The second teacher in focus, although expresses in her speech a more consistent conception of child development and the process of reading and writing, she still maintains their practice under the strong influence of the traditional approach. Thus, research has shown that although the professional demonstrates a consistent knowledge about the teaching and learning of reading and writing that does not guarantee a pedagogical action in a socio-constructivist perspective, since the analysis of the interviews, the lesson plan and the description of the activities showed they are still linked to minor activities (mechanical copies of texts; fragmented readings; repetitions of syllables, words and phrases out of context) that do not consider the language in use nor the knowledge of young children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleConcepções das professoras da pré-escola acerca da leitura e da escrita na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções de duas professoras do Infantil V acerca da leitura e da escrita e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Para cumprirmos esse objetivo, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo baseada em estudo de caso. Fomos a uma instituição de EI da rede pública de ensino do município de Caucaia e realizamos entrevistas semiestruturadas com duas professoras sobre o processo de leitura e escrita, a fim de compreender como as concepções construídas podem refletir em práticas pedagógicas que envolvem a leitura e a escrita, na descrição das atividades e no plano de aula elaborado por elas. Os fundamentos teóricos que nortearam nosso trabalho foram alicerçados nas teorias sócio-construtivistas de Piaget(2005,1992), Vygotsky (1998,1992, 1989) e Wallon (1995, 1992, 1975); na Psicogênese da língua escrita (1999) que focaliza a alfabetização como processo e na língua como forma de interação. A partir das análises dos dados, constatamos que a professora1 inscreve a sua prática em métodos tradicionais que valorizam atividades mecânicas e exercícios de fixação. Já a segunda professora em foco, embora manifeste em seu discurso uma concepção mais consistente sobre o desenvolvimento infantil e o processo de leitura e escrita, ela ainda mantém a sua prática pedagógica sob forte influência da abordagem tradicional. Dessa forma, a pesquisa nos mostrou que o profissional embora demonstre um conhecimento consistente acerca do ensino e da aprendizagem da leitura e escrita isso não garante uma ação pedagógica em uma perspectiva sócio-construtivista, uma vez que as análises das entrevistas, do plano de aula e da descrição das atividades mostraram que estas ainda são vinculadas às atividades pouco significativas (cópias mecânicas de textos; leituras fragmentadas; repetições de sílabas, palavras e frases descontextualizadas) que não consideram a linguagem em uso tampouco os saberes das crianças pequenas.pt_BR
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