Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37414
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Saboia, Fátima Maria Araújo | - |
dc.contributor.author | Moura, Heloísa Felício | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-19T13:32:35Z | - |
dc.date.available | 2018-11-19T13:32:35Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Moura, H. F.; Saboia, F. M. A. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37414 | - |
dc.description | MOURA, Heloísa Felício. O papel da coordenação pedagógica e sua mediação no acompanhamento da prática pedagógica da professora de educação infantil. 2015. 72f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims to investigate the work of the educational coordinator at an institution of Early Childhood Education seeking to understand how works the attendance of the Pedagogical Coordination to teachers of a Children's Educational Center and its possible implications for teaching practice. The subjects who participated in this research were a pedagogical coordinator of the institution and four teachers. The theoretical basis that justified the analysis of the data was based on authors such as Smith (2012), Placco; Almeida (2012), and in some polls as the Waltrick (2008), Zumpano (2010), Ribeiro (2012), Leite (2013), Pereira; Cruz (2014). After analysis, the data shows that the role that the pedagogical coordination has, at moments of mediation that performs monitoring to teachers, brings possibilities to generate changes in teaching practices. Besides, they also entail moments of reflections on the actions developed in the institution with the children served. In this sense, we can conclude that the figure of Pedagogical Coordination in Early Childhood Education Centers, contributes to the quality of teaching practices developed by the teachers serving children from kindergarten. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Educational Coordination | pt_BR |
dc.title | O papel da coordenação pedagógica e sua mediação no acompanhamento da prática pedagógica da professora de educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo tem como objetivo investigar o trabalho da coordenadora pedagógica em uma instituição de Educação Infantil em busca de entender como acontece o acompanhamento da coordenação pedagógica às professoras de um Centro de Educação Infantil (CEI) e suas possíveis implicações para a prática pedagógica. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram: uma coordenadora pedagógica da instituição e quatro professoras. O suporte teórico que fundamentou a análise dos dados apoiou-se em autores como Soares (2012), Placco; Almeida (2012) e em algumas pesquisas como a de Waltrick (2008), Zumpano (2010), Ribeiro (2012), Leite (2013), Pereira; Cruz (2014). Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa foram utilizadas para a coleta de dados, as técnicas de observação e entrevista, com roteiros semiestruturados e questionários. Os dados, após serem analisados, mostram que há um acúmulo de atribuições administrativas que consomem muito tempo na rotina do coordenador pedagógico que poderia ser pedagogicamente melhor aproveitado junto aos professores. Também foi possível constatar que o papel que a coordenação pedagógica exerce, nos momentos de mediação que realiza no acompanhamento às professoras, traz possibilidades de gerar mudanças nas práticas pedagógicas. Além disso, também acarretam momentos de reflexões sobre as ações desenvolvidas na instituição com as crianças atendidas. Nesse sentido, conclui-se que, a figura da coordenação pedagógica nos Centros de Educação Infantil contribui para a qualidade das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras que atendem crianças pequenas da Educação Infantil. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_hfmoura.pdf | 987,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.