Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37413
Tipo: TCC
Título: A matemática na educação infantil: um olhar sobre as experiências
Autor(es): Almeida, Girliane Castro de
Orientador: Leitão, Fátima Maria Araújo Saboia
Palavras-chave: Educação Infantil;Educação Matemática;Experiências Matemáticas
Data do documento: 2015
Citação: ALMEIDA, Girliane Castro. A matemática na educação infantil: um olhar sobre as experiências. 2015. 111f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
Resumo: O presente trabalho busca responder o seguinte questionamento: como as experiências matemáticas estão acontecendo nas salas de Educação Infantil? Como referencial teórico usamos Kami (1995), Lorenzato (2008), Bairral et al (2012), Reame (2012) e os Documentos Oficiais do Ministério da Educação: os Referenciais Curriculares Nacionais para Educação infantil (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010), as Orientações Curriculares para Educação Infantil (2011), a Leis de Diretrizes e Bases (1996) entre outros. A pesquisa apresentada neste trabalho utilizou uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas duas técnicas usadas de acordo com a circunstância e o tipo de investigação. Uma entrevista semiestruturada realizada a partir de um roteiro elaborado, e a observação. A entrevista foi realizada com duas professoras da mesma turma de Educação Infantil da rede Municipal de Fortaleza que atuam com crianças entre quatro e cinco anos de idade que frequentam o Infantil 4. A Observação aconteceu em dois momentos distintos: no planejamento das professoras e no desenvolvimento de sua prática na sala de atividade com as crianças. A análise dos dados apontou que a prática das professoras relacionada aos conhecimentos matemáticos parece estar fundamentada em concepções de ensino e aprendizagem que consideram o trabalho estritamente relacionado a uma matemática conteudista, focada na memorização de numerais, descontextualizada e sem nenhum desafio para as crianças. Ao analisar as experiências utilizadas por elas que favoreceram a apropriação dos conhecimentos matemáticos pelas crianças pôde-se concluir a existência de fortes indícios que as professoras envolvidas na pesquisa adotam uma abordagem tradicional. Em contrapartida, foi possível observar que, há controvérsia entre os discursos e suas práticas, já que nas entrevistas foi mencionado sobre a influência do brincar em relação às aprendizagens e, em suas práticas o brincar não existiu. Essa investigação nos possibilitou supor, no período observado, que as experiências vivenciadas pelas crianças não foram adequadas à construção de conhecimentos matemáticos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37413
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_gcalmeida.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.