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Tipo: TCC
Título: A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil
Autor(es): Fiuza, Erika Pessoa Pimentel
Orientador: Dantas, Lilianne Moreira
Palavras-chave: Educação Infantil;Inclusão Educacional;Processo de Ensino-Aprendizagem;Educação da Criança;Educação das Pessoas Com Deficiência;Professor de Educação Infantil
Data do documento: 2015
Citação: Fiuza, E. P. P.; Dantas, L. M. (2015)
Resumo: A presente pesquisa enfoca a inclusão de crianças com deficiência sob a ótica dos professores de Educação Infantil e tem como objetivo investigar a visão das professoras a respeito da inclusão de crianças com deficiência nas instituições de Educação Infantil. Orientou-se como uma investigação qualitativa, a partir do método de estudo de caso, o procedimento metodológico utilizado foi a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa quatro professoras de um Centro de Educação Infantil – CEI de Fortaleza/CE, as quais foram identificadas como Professoras A, B, C e D com o intuito de preservar suas identidades. Para fundamentação e análise dos dados foram utilizados os estudos de Arantes (2013); Fernandes (2013); Rodrigues (2013); Batista (2012); Dantas (2012); Santos (2012); Albuquerque e Machado (2011); Mantoan (2011; 2003); Mondaini (2011); Sartoretto (2011); Mendes (2009) e Sant’Anna (1988). Como resultado, constatou-se que por enfrentarem diversos desafios em sua atuação diante da presença de crianças com deficiência, as professoras de Educação Infantil vivenciam diversos sentimentos, nem sempre positivos, com relação à inclusão, se sentindo muitas vezes incapazes para atuar com essas crianças. Mesmo com as diversas dificuldades enfrentadas, essas professoras compreendem a inclusão como necessidade de todos, reconhecem sua legalidade e atuam de forma a incluir, da maneira que podem, e compreendem as crianças com deficiência. Os dados revelaram ainda que as professoras compreendem a importância da Educação Infantil como espaço propício para a inclusão; apontam a necessidade de modificações estruturais e pedagógicas para a realização de sua prática; reconhecem seu papel como agente inclusivo e a real necessidade de receber uma formação continuada que contemple as ideias de diversidade e inclusão. Devido a pouca incidência de estudos sobre o assunto, acredita-se ser pertinente a realização de outras pesquisas que abordem esta temática.
Abstract: This research focuses on the inclusion of children with desabilities, from the perspective of the preschool teachers, and aims to know the educators point of view about the inclusion of these children in early childhood institutions. This study was characterized as a qualitative research from the case study method and the approach used was the semi-structured interview. Four teachers of an early educational center in Fortaleza/CE participated of this research, and they were identified as teachers A,B,C and D in order to preserve their identities. For the grounding and data analysis were used the studies of Arantes (2013); Fernandes (2013); Rodrigues (2013); Batista (2012); Dantas (2012); Santos (2012); Albuquerque e Machado (2011); Mantoan (2011 e 2003); Mondaini (2011); Sartoretto (2011); Mendes (2009) e Sant'Anna (1988). As a result, it was found that because of the diverse challenges faced on their interaction in the presence of children with desabilities, these preschool teachers experience many feelings, not always the positive ones, regarding inclusion, they often feel themselves unable to work with these children. Even with the many difficulties faced, these preschool teachers understand that inclusion is a need for all children, they recognize its legality and act to include, the way they can and know, the children with desabilities. The data also revealed that the preschool teachers understand the importance of the early childhood educational institution as a suitable place for inclusion; that they also pointed out the need for structural and pedagogical changes to conduct these practice; and that they recognize their role as inclusive agents and the real need to receive a continuing education that incorporates the ideas of diversity and inclusion. Due to low incidence of studies about this subject, we believe that is relevant to conduct researches addressing this issue. Keywords:
Descrição: FIUZA. Erika Pessoa Pimentel. A inclusão de crianças com deficiência sob a ótica do professor de educação infantil. 2015. 76f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37409
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