Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37384
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Elaine Cristina Forte | - |
dc.contributor.author | Lima, Lucinalda de Aquino | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-16T13:53:31Z | - |
dc.date.available | 2018-11-16T13:53:31Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Lima, L. A.; Ferreira, E. C. F. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37384 | - |
dc.description | LIMA, Elaine Cristina Forte. Tia, conta outra vez... os contos de fada e o desenvolvimento da oralidade em crianças de uma turma de educação infantil. 2015. 50f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to examine how the practice of storytelling contributes to the development of oral retelling in children Children's V considering the coherence of narrative structure and the expansion of vocabulary. In order to achieve our objective, we were used to support the theoretical Chaer and Guimarães (2011), Schneider and Torossian (2009), Brazil (1998) and Fonseca (2013). The methodological procedure was developed through qualitative research supported by readings of Minayo (2011). Our field research took place in a municipal public school in the city of Itapiúna-CE. The subjects who participated in this research were two male children under 5 years of age. Our instruments were collected through audiovisual unit and further developed the transcription of data. After analyzing the data, we concluded that the preliminary findings before the time proposed for the research responded in part to our initial questions to realize the inference of new elements after the oral retelling. The research sought to clarify some doubts present in the context of early childhood education, and be available for possible pedagogical interventions related to this subject in the classroom. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Contos de fada | pt_BR |
dc.subject | Contação e recontação | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Fairy tales | pt_BR |
dc.subject | Storytelling and recontation | pt_BR |
dc.subject | Orality | pt_BR |
dc.title | Tia, conta outra vez... os contos de fada e o desenvolvimento da oralidade em crianças de uma turma de educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem o objetivo de analisar como a prática da contação contribui para o desenvolvimento do reconto oral em crianças do Infantil V, considerando a coerência da estrutura da narrativa e a ampliação de vocabulário. Para o alcance de nosso objetivo, foram utilizados como apoio os teóricos Chaer e Guimarães (2011), Schneider e Torossian (2009), Brasil (1998) e Fonseca (2013). O procedimento metodológico foi desenvolvido por meio da pesquisa qualitativa apoiada pelas leituras de Minayo (2011). Nossa pesquisa de campo aconteceu numa escola da rede pública municipal na cidade de Itapiúna-CE. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram duas crianças do sexo masculino de 5 anos de idade. Nosso instrumental foi coletado através de aparelho audiovisual e posteriormente desenvolvida a transcrição dos dados. Após a análise dos dados, concluímos que os achados preliminares diante do tempo proposto para a realização da pesquisa responderam em parte aos nossos questionamentos iniciais ao percebermos a inferência de elementos novos após o reconto oral. A pesquisa buscou elucidar algumas dúvidas presentes no contexto da Educação Infantil, além de estar à disposição para possíveis intervenções pedagógicas relacionadas a esta temática em sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_lalima.pdf | 628,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.