Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37383
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinho, Francisca Francineide de | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Francisca Eveline Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-16T13:53:17Z | - |
dc.date.available | 2018-11-16T13:53:17Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Bezerra, F. E. F.; Pinho, F. F. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37383 | - |
dc.description | BEZERRA, Francisca Eveline Freitas. A matemática na educação infantil. 2015. 62f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze how teachers of early childhood education develop their pedagogical practices with respect to learning experiences geared to the concept of mathematics at daycare classes. It constituted further specific objectives to investigate how teachers belong mathematics in their daily planning; figure out how to be effective in practice the teaching of mathematical concepts and also identify the working conditions and what tools or materials are used in the practice of teachers in relation to the teaching of mathematics. The theoretical basis of this research took place in the light of some scholars who argue about the inclusion of Mathematics in Early Childhood Education universe and how it is embedded in many activities of daily school life of children, as the wheels of conversations in children's stories, in plays and games and its relationship with art. The research had a qualitative approach, using characteristics of a comparative case study between a public and private institution another, as a methodological procedure. Data collection strategies were the observation activity room and application of semi-structured interviews. As research subjects were surveyed a teacher in each institutions. The data collected in this study we can conclude that mathematical concepts are being worked not only in times for the classes that area, but are included in other pedagogical activities. Despite some difficulties that teachers face, such as lack of toys, teaching materials, textbooks, textbooks, among others, they try to do a job that enter these mathematical knowledge. However, we realize that there are still traditional practices, misconceptions, discouraging activities, lack of jokes and little interaction of children in the proposed activities. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Practices | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Teaching | pt_BR |
dc.title | A matemática na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como as professoras da Educação Infantil desenvolvem suas práticas pedagógicas em relação às experiências de aprendizagem voltadas ao conceito de Matemática em turmas de creches. Constituíram-se ainda, como objetivos específicos: investigar como as professoras inserem a Matemática no seu planejamento diário; averiguar como se efetiva, na prática, o ensino dos conceitos matemáticos; e identificar quais as condições de trabalho e quais instrumentos ou materiais são utilizados na prática das professoras em relação ao ensino da Matemática. O embasamento teórico desta pesquisa se deu à luz de alguns estudiosos que discutem sobre a inserção da Matemática no universo da Educação Infantil e sobre como a mesma está inserida em muitas atividades do cotidiano escolar das crianças —nas rodas de conversas, nas histórias infantis, nas brincadeiras e jogos — bem como a sua relação com a arte. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, utilizando características de um estudo de caso comparativo entre uma instituição pública e outra privada, no seu procedimento metodológico. As estratégias de coleta de dados foram a observação em sala de atividade e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Como sujeitos da pesquisa, foram pesquisadas uma professora em cada instituição. A partir dos dados coletados, pudemos concluir que os conceitos matemáticos estão sendo trabalhados não somente nos momentos destinados às aulas dessa área, mas estão inseridos em outras atividades pedagógicas. Apesar de algumas dificuldades que as professoras enfrentam, como falta de brinquedos, material pedagógico, livros didáticos, paradidáticos, dentre outras, as mesmas tentam realizar um trabalho que insira esses conhecimentos matemáticos. Entretanto, percebemos que existem ainda práticas tradicionais, concepções equivocadas, atividades desestimulantes, carência de brincadeiras e pouca interação das crianças nas atividades propostas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_fefbezerra.pdf | 759,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.