Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37378
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Daniel Pinto | - |
dc.contributor.author | Freire, Francisca Zildete Feitosa | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-16T13:52:35Z | - |
dc.date.available | 2018-11-16T13:52:35Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Freire,F. Z. F.;Gomes, D. P. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37378 | - |
dc.description | FREIRE, Francisca Zildete Feitosa. O Jogo na ducação infantil e a importância dada ao tema pelos familiares dos educandos de uma instituição educional em Quixadá. 2015. 49f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | You can tell that the game is a pedagogical tool that teachers can use in the classroom as a methodological technique in learning, since through this playful activity students will learn more pleasant way, concrete and therefore more significant, culminating in a quality education. Thus, the present study aims to investigate the importance given to the game seen from the perspective of parents / guardians. For this purpose, one methodology as exploratory and qualitative field research, and as a tool for data collection to draw up an interview with open and closed questions designed and 10 parents in early childhood education (Garden I and II). It was also used literature search, which included theoretical dealing on the subject as Brougère, (1995), Chalita (2001), Kishimoto (1994), Kramer (1995) and documents as RECNEI and LDB and other authors. Soon after the data collection phase proceeded to the tabulation of results, culminating in the preparation of the report of the monographic survey. Due to all the data in the study can be concluded that it is important to mention that games and games in the classroom can be considered to be privileged social activities of specific and fundamental interaction that guarantee the interaction and construction of the reality experienced knowledge by children. However, parents / guardians only see these playful learning activities such as leisure and relaxation times, so that in this look at some mothers agree that is provided to children playing / play and other mothers find waste of time. However, parents / guardians only see these playful learning activities such as leisure and relaxation times, so that in this look at some mothers agree that is provided to children playing / play and other mothers find waste of time. KEYWORDS: | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Game | pt_BR |
dc.subject | Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Family | pt_BR |
dc.title | O Jogo na ducação infantil e a importância dada ao tema pelos familiares dos educandos de uma instituição educional em Quixadá | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | É possível dizer que o jogo é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnica metodológica na aprendizagem, visto que através desta atividade lúdica os educandos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo investigar sobre a importância dada ao jogo visto sob o olhar dos pais. Para tanto, utilizou como metodologia uma pesquisa de campo de caráter exploratório e qualitativo, tendo como instrumento de coletas de dados a elaboração de um questionário com questões abertas e fechadas destinadas a 10 pais das crianças que atuam na Educação Infantil (Jardim I e II). Também foi utilizada pesquisa bibliográfica, a qual contou com teóricos que abordam sobre a temática como Brougère, (1995), Chalita (2001), Kishimoto (1994), Kramer (1995) e documentos como RECNEI e LDB além de outros autores. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a tabulação dos resultados obtidos, culminando com a elaboração do relatório monográfico da pesquisa realizada. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se perceber que é importante mencionar que os jogos e as brincadeiras na sala de aula podem ser considerados como sendo atividades sociais privilegiadas de interação específica e fundamental que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças. Porém, os pais/responsáveis só enxergam essas atividades lúdicas de aprendizagem como momentos de lazer e de descontração, daí que sob esse olhar algumas mães concordam que seja proporcionado às crianças o brincar/jogar e outras mães acham perca de tempo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_fzffreire.pdf | 436,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.