Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDieb, Messias Holanda-
dc.contributor.authorAguiar, Cícera Kuicia Barros de-
dc.date.accessioned2018-11-16T13:52:19Z-
dc.date.available2018-11-16T13:52:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationAguiar, C. K. B.; Dieb, M. H. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37377-
dc.descriptionAGUIAR, Cícera Kuicia Barros de Será que estou fazendo certo?: um estudo sobre a educação especial na educação infantil em Quixadá-Ce. 2015. 86f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectAtendimentos Educacionais Especializadospt_BR
dc.titleSerá que estou fazendo certo?: um estudo sobre a educação especial na educação infantil em Quixadá-cept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo apresentar o diagnóstico das dificuldades das professoras em trabalhar com as crianças com deficiências incluídas nas salas de atividades regulares da Educação Infantil, bem como a percepção das professoras quanto ao apoio profissional necessário para o desenvolvimento de suas práticas. Os sujeitos que participaram desta pesquisa foram professoras do Centro de Educação Infantil, do município de Quixadá-CE. Ao todo, participaram quatro professoras que atendem às idades de 4 e 5 anos (pré-escola). Para o alcance de nosso objetivo, foram utilizados, como apoio teórico, os trabalhos de autores que discutem sobre a educação inclusiva e especial, bem como os documentos oficiais que trazem tais definições. Os dados, após serem analisados, mostram que nossas professoras são inseguras e solitárias, pois ainda é frágil o apoio técnico pedagógico, o acompanhamento de profissionais especializados e os atendimentos específicos para as necessidades diversas. Além disso, falta material didático adaptado, bem como estrutura física, que também compromete os atendimentos e o processo de inclusão. Nesse sentido, podemos concluir que as crianças com deficiência estão na escola, nos espaços de educação infantil, mas a escola ainda não está preparada para recebê-las; seus direitos estão garantidos por leis, decretos e resoluções, mas a realidade ainda está distante do ideal.pt_BR
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_ckbaguiar.pdf512,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.