Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37376
Type: TCC
Title: Planejamento na educação infantil: construção e prática
Authors: Oliveira, Claudia Maria Moreira de
Advisor: Pinho, Francisca Francineide de
Keywords: Planejamento;Prática Pedagógicas;Educação Infantil;Planning;Pedagogical Practices;Childhood Education
Issue Date: 2015
Citation: Oliveira, C. M. M.; Pinho, F. F. (2015)
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa abordou a questão do planejamento na Educação Infantil, tendo como objetivo investigar qual a relação entre o processo de elaboração e execução do planejamento para as professoras de um Centro de Educação Infantil no município de Quixadá. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa e, para coleta de dados, foi utilizada a técnica de entrevistas semiestruturadas, bem como observações do planejamento e das práticas pedagógicas das professoras em salas de Educação Infantil. Como embasamento teórico, utilizamos, principalmente, os estudos de Ostetto (2012). A partir dos dados coletados, constatou-se que as professoras consideram o planejamento muito importante por nortear o trabalho nas salas de atividades. No entanto, observou-se também uma visão burocrática do planejamento, ou seja, percebeu-se que a relação entre o processo de construção e a execução está centrada no cumprimento do plano em si, sem levar em consideração as especificidades das crianças e com foco num trabalho embasado na aplicação de atividades de cópia e memorização de atividades escritas. Percebemos a importância de reservar um espaço para estudo no planejamento, e que este não seja visto como um momento somente para preencher diários, registrar no caderno e elaborar atividades, mas um momento de discussão teórica, de reflexão sobre se o que está sendo proposto é significativo para as crianças. Conclui-se, ainda, a necessidade de revisão das concepções e dos processos de construção do planejamento e da relação com as práticas pedagógicas.
Abstract: This study addresses the issue of planning towards early childhood education, aiming at analyzing how the process of construction and practice of teachers from a Child Education Center in the city of Quixadá / CE are elaborated. This research has a qualitative approach, and in order to collect data it was applied the interview and observations methods regarding to planning and pedagogical practices of the teachers, as well as their activities in class of early childhood education. From the data collecting, it was found that the teachers consider the planning as a very important subject in order to guide their work in classroom. However, it was also noticed a bureaucratic view on planning. Therefore, it was realized that the relationship between the process of construction and the implementation of the class plan is restricted to the plan itself without taking into account the specificities of children, resulting in a work focused on implementing activities which emphasize copying and memorizing letters, words or texts. Hence, those practices are performed from strategies which reveal to be without proper adjustments and without a reflective practice. Nonetheless, such practices should take into account the children’s individual interests, then they could foment the educator’s teaching abilities and an improvement on mediating activities aimed at the children. Thus, according to the results on the data analysis, it is realized that it is necessary a change concerning the teachers’ perception on how they develop their pedagogical practices.
Description: OLIVEIRA, Claudia Maria Moreira de. Planejamento na educação infantil: construção e prática. 2015. 46f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37376
Appears in Collections:EDEI - Monografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_cmmoliveira.pdf596 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.