Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37372
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva , Francisco José Chaves da | - |
dc.contributor.author | Araújo, Tatiana Luna Delgado de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-16T13:50:47Z | - |
dc.date.available | 2018-11-16T13:50:47Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Araújo, T. L. D.; Silva, F. J. C. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37372 | - |
dc.description | ARAÚJO, Tatiana Luna Delgado. Artes visuais na educação infantil: as percepções das professoras e as significações estéticas construídas pelas crianças. . 2015. 50f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ce travail d’investigation, dont le titre est Les arts visuels : leur importance dans le développement de la perception du monde des enfants en âge d’être à l’école maternelle, a comme objectif de développer la sensibilité de l’enfant, son imagination, sa créativité, et son processus d’apprentissage, en réalisant des activités de production artistique, et plus spécifiquement, le dessin et la peinture. Ce travail a été réalisé avec la classe d’éducation infantile IV, dont je suis enseignante remplaçante, de l’école maternelle Centro Regional, école publique de la ville de Quixadá/CE. Notre intention a été d’explorer les arts visuels et ses concepts en tant que discipline formatrice et réflexive, dans le contexte de l’école maternelle, selon la loi qui considère que l’enfant est un sujet capable de réaliser la production de sa lecture du monde en utilisant ses propres représentations esthétiques. Nous nous sommes basés sur la théorie des auteurs CAVALCANTI, 1995, MINAYO, 2011, GOZZY, 1999, BARBIERI, 2012, HONORIO, 2007, entre autres, qui explorent l’univers multiple des thématiques des arts et son interaction avec l’éducation. A partir de l’analyse des données, nous avons conclu que la discipline des arts visuels, adéquatement appliquée par le professeur, contribue non seulement au développement des élèves, mais aussi à l’aiguisement de la sensibilité de l’enseignant, dont la relation avec les élèves est nettement améliorée. En effet, l’enseignant devient plus sensible et est donc capable de percevoir plus facilement les signaux envoyés par les enfants pendant les cours. Par ailleurs, les arts visuels se présentent comme un excellent outil d’aide à l’apprentissage, au développement et à l’insertion de l’enfant dans la société et dans son milieu culturel. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Percepção visual | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Arts visuels | pt_BR |
dc.subject | Peinture | pt_BR |
dc.subject | Enfant | pt_BR |
dc.title | Artes visuais na educação infantil: as percepções das professoras e as significações estéticas construídas pelas crianças | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho investigativo, cujo título é Artes visuais na Educação Infantil: As percepções das professoras e as significações construídas pelas crianças,tem comoobjetivo instigar a sensibilidade da criança, sua imaginação e criatividade, e o desenvolvimento do seu aprendizado. Trabalhamos seus registros em forma de produções artísticas, especificamente desenho e pintura, com a turma de educação infantil IV, na qual a professora pesquisadora atua enquanto professora de redução na Creche Centro Regional, escola da rede pública do município de Quixadá/CE, com a intenção de explorar devidamente as artes visuais e seus conceitos enquanto disciplina formadora e reflexiva, dentro do contexto da creche, conforme reza a lei que considera a criança como um sujeito capaz de realizar a produção da sua leitura de mundo, por meio de suas representações estéticas. Tomamos como embasamento teórico os autores, CAVALCANTI, 1995, MINAYO, 2011, GOZZY, 1999, BARBIERI, 2012, HONORIO, 2007, entre outros, que exploram o universo múltiplo das temáticas: artes e interações na educação. Mediante a análise dos dados, é possível concluir que as Artes Visuais, quando trabalhada adequadamente pelo professor, em turmas da educação infantil, além de contribuir para o desenvolvimento dos alunos, contribui também para aguçar sua sensibilidade, melhorando a forma de se relacionar com eles, tornando-o mais sensível e perceptível aos sinais das crianças dentro da sala de aula. Além disso, se constituem em um excelente auxilio para o aprendizado, desenvolvimento e inserção da criança, na sociedade e meio cultural. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_tldaraujo.pdf | 897,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.