Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37371
Tipo: TCC
Título: As atividades de leitura na pré-escola numa perspectiva de letramento: o real e o esperado
Autor(es): Rabelo, Eliania Maria Bandeira
Orientador: Ferreira, Elaine Cristina Forte
Palavras-chave: Leitura;Letramento;Pré-Escola;Reading;Literacy
Data do documento: 2015
Citação: Rabelo, E. M. B.;Ferreira, E. C. F. (2015)
Resumo: O presente trabalho é resultado de algumas inquietações surgidas ao longo de nossa trajetória enquanto professora de Educação Infantil, e, tem o intuito de investigar as atividades destinadas à prática da leitura na pré-escola e identificar as perspectivas de ensino-aprendizagem do professor. Considerando que o trabalho com a leitura, nessa etapa da educação, deve promover o contato das crianças com uma variedade de experiência em situações de letramento, procurei estabelecer relações entre o real trabalho que acontece no cotidiano da sala de aula, e entre o que deveria acontecer. Os sujeitos que participaram desta pesquisa, foram crianças, com idade entre quatro e cinco anos, uma professora e uma auxiliar de sala. Ao todo, participaram dezessete crianças e as duas responsáveis pela turma. Para o alcance de nossos objetivos, foram utilizados como apoio teórico os trabalhos de Leffa (1996), Cardoso (2012), Fonseca (2012), entre outros. Ambos abordam a questão da leitura como um processo complexo, que requer intencionalidades do sujeito leitor frente ao texto. Também foram utilizados, como suporte ao referencial teórico, o Parecer CNE/CEB n°20/09 e ainda o projeto de resolução CNE/CEB, n°5, de 17/12/09, ambos tratam das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Os dados, após serem analisados, mostram que as práticas na pré-escola no tocante ao trabalho com a leitura, muitas vezes, tendem a priorizar a preparação das crianças para o Ensino Fundamental com tarefas para ensinar a técnica da escrita, sendo desconsideradas e desvalorizadas as práticas que realmente são significativas numa perspectiva de trabalho à luz do letramento. Sendo assim, é necessária, a reavaliação constante das práticas dos professores, atreladas a formações continuadas e ao acompanhamento pedagógico, para a concretização de uma prática mais consciente.
Abstract: The present work is the result of some concerns that have arisen throughout our trajectory while teacher of early childhood education, and aims to investigate the activities intended for the practice of reading in preschool and identify the perspectives of teacher's teaching and learning. Whereas the work with reading, in this stage of education, must promote the contact of children with a variety of experience in situations of literacy, I sought to establish relationships between the actual work that happens in the everyday classroom, and between what should happen. The subjects who participated in this survey, were children, aged between four and five years old, a teacher and room auxiliary. In all, participated in seventeen children and the two responsible for the class. To the achievement of our goals, were used to support the work of theorist Leffa (1996), Cardoso (2012), Fonseca (2012), among others. Both approach the issue of reading as a complex process, which requires intentionality of the subject facing the text reader. Were also used, such as theoretical support, the CNE/CEB Opinion n° 20/09 and still draft resolution CNE/CEB, n° 5 17/12/09, both dealing with the National curriculum guidelines for early childhood education. The data after being analyzed, shows that pre-school practices regarding work with reading often tend to prioritize the preparation of children for elementary school with tasks to teach the technique of writing, being disregarded and devalued the practices actually are significant in terms of work in the light of literacy. Therefore, it is necessary, the constant re-evaluation of the practices of teachers, linked to continued training
Descrição: RABELO, Eliania Maria Bandeira. As ativadades de leitura na pré-escola numa perspectiva de letramento: o real e o esperado. 2015. 49f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37371
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_embrabelo.pdf491,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.