Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37346
Tipo: TCC
Título: Modelos e métodos de ensino utilizados nas categorias de base dos times de futebol da capital cearense
Autor(es): Camilo, Pedro Henrique Fernandes
Orientador: Medeiros, Alexandre Igor Araripe
Palavras-chave: Modelos;Futbol;Métodos
Data do documento: 2018
Citação: CAMILO, Pedro Henrique Fernandes. Modelos e métodos de ensino utilizados nas categorias de base dos times de futebol da capital cearense. 2018. 37 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: As categorias de base de um clube são responsáveis pela formação de jogadores para o time principal, assim como para arrecadar dinheiro com a venda de jovens promessas; para ter bons resultados na base, o treinador deve conhecer e utilizar os diversos tipos de modelos e métodos de ensino existentes para o êxito na formação desses atletas. Neste trabalho, iremos identificar quais os modelos e métodos de ensino utilizados pelos treinadores da categoria de base sub-15 de 4 clubes de fortaleza, além de caracterizar cada treinador à frente desses times. Para isso, foram entregues questionários composto com perguntas sobre as características do pesquisado e perguntas sobre modelos e métodos de ensino. Através do estudo realizado foi comprovado que os modelos e métodos mais conhecidos foram os de competência dos jogos de invasão e o recreativo, os resultados para quais são utilizados ocorreu um empate em diversos modelos e métodos de ensino, demonstrando que maioria dos treinadores assinalaram que utilizam mesmo sem conhecê-los, também foi constatado que a maioria dos treinadores foram ex-jogadores e que não tem graduação na área. Conclui-se que os pesquisados utilizam o empirismo devido às vivências de ex-atleta em seus treinos, o que pode ser um fator pouco desejado para a formação dos atletas.
Abstract: The basic categories of a club are responsible for training players for the main team as well as raising money by selling young promises, to have good results at the base, the coach must know and use the various types of models and teaching methods for successful training of these athletes. In this work, we will identify the models and teaching methods used by the coaches of the sub-15 base category of 4 strength clubs, in addition to characterizing each coach in front of these teams. For this were submitted questionnaires composed with questions about the characteristics of the researched and questions about models and teaching methods. Through the study it was verified that the most well known models and methods were those of the invasion and recreational games, the results for which they are used a draw in several models and teaching methods, demonstrating that most of the trainers indicated that they use even without knowing them, it was also found that most of the coaches were former players and that there is no degree in the area. It is concluded that the respondents use empiricism due to the experiences of former athlete in their training, which may be a little desired factor for the formation of athletes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37346
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_phfcamilo.pdf647,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.