Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37338
Type: | TCC |
Title: | Projeto de ensino do reisado em aulas de educação física em um centro de educação infantil de Fortaleza/CE |
Authors: | Magalhães, Patrick Anderson Martins |
Advisor: | Campos, Marcos Antônio Almeida |
Keywords: | Educação Física;Educação Infantil;Danças Tradicionais;Reisado;Projetos de Ensino. |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | MAGALHÃES, Patrick Anderson Martins. Projeto de ensino do reisado em aulas de educação física em um centro de educação infantil de fortaleza/CE. 2018. 87 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este estudo teve como objetivo propor uma metodologia possível de ensino do Reisado em aulas de Educação Física na Educação Infantil. Observando a falta de estudos na literatura com essa proposta, são necessários estudos mais aprofundados que contemplem a temática. Participaram deste estudo 6 crianças de uma turma de Infantil-V e 3 professoras de um Centro de Educação Infantil (CEI) da cidade de Fortaleza. A metodologia se estruturou em forma de projeto de ensino, assim, foi feito uma pesquisa de campo intervencionista com uma abordagem qualitativa; foram realizadas entrevistas com o objetivo de avaliar a importância das danças tradicionais e do projeto nas aulas da Educação Infantil. Os instrumentos de pesquisa foram os diários de campos, as rodas de conversas e a observação participante; a análise das entrevistas foi feita com base na análise temática. Foi observado que as crianças tiveram acesso a um elemento cultura local, no caso o Reisado. A partir dos resultados é visto que as danças tradicionais são importantes para o desenvolvimento e formação das crianças, ressaltando-se que é primordial a presença do professor de Educação Física nessa etapa da Educação Básica para auxiliar no desenvolvimento integral das crianças por meio do corpo e do movimento. |
Abstract: | This study aimed to propose a teaching methodology possible of Reisado in classes of Physical Education in Early Childhood Education. Noting the lack of studies in the literature with this proposal, more in-depth studies are required that contemplate the subject. Six children from a Children’s V-class and three teachers from a Center for Early Childhood Education from the city of Fortaleza participated in this study. The methodology structured as a teaching project, so an interventionist field research done with a qualitative approach; interviews conducted with the purpose of evaluating the importance of traditional dances and the project in the classes of Early Childhood Education. The instruments of research were the daily courses, the groups of conversations and participant observation; the interviews analyzed based on the thematic analysis. It observed that children had access to a local culture element, in this case Reisado. From the results, it seen that the traditional dances are important for the development and education of the children, emphasizing that the presence of the Physical Education teacher in this stage of Basic Education is essential to assist in the integral development of the children through the body and of movement. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37338 |
Appears in Collections: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_pammagalhaes.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.