Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37330
Tipo: TCC
Título: Imagem corporal de estudantes de balé clássico: um estudo qualitativo
Autor(es): Oliveira, Lícia Xavier
Orientador: Nepomuceno, Léo Barbosa
Palavras-chave: Cultura corporal;Transtornos alimentares;Doenças psicofisiológicas
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Lícia Xavier. Imagem corporal de estudantes de balé clássico: um estudo qualitativo. 2018. 53 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O balé clássico é uma arte que possui o corpo como objeto, que influi na imposição de um padrão preestabelecido, para o biótipo das estudantes de balé. O biótipo da bailarina é caracterizado por um corpo magro, longilíneo e disciplinado, além de trabalhar a técnica do balé, carecem de ter uma cautela exacerbada com o peso corporal a fim de manter o biótipo denominado adequado para a prática. Tal cautela influi na percepção da imagem corporal das bailarinas. Esta pesquisa teve por objetivo investigar tais percepções de imagem corporal das bailarinas estudantes de balé clássico. A pesquisa possui caráter qualitativo, para a coleta de dados foi realizada a entrevista semiestruturada. A amostra do estudo foi composta por oito bailarinas em um estúdio de balé, situado em Fortaleza-CE. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo de Minayo. A discussão foi agrupada em dois temas: Pressão para moldar o corpo e doenças psicofisiológicas. Todas as entrevistadas relataram que a imposição para a manutenção corporal pode deteriorar o prazer pela prática do balé clássico. As entrevistas também mostram que as bailarinas estudantes, em muitas situações, são submetidas à pressões de cunho extrínseco pelos seus respectivos professores, ocasionando uma pressão intrínseca, o que resulta em uma distorção de imagem corporal. Esta distorção de imagem faz com que as bailarinas se sintam desconfortáveis com o próprio corpo, gerando restrição alimentar, grande volume de exercícios físicos e pensamentos nocivos, quando agravados, se desdobram em doenças psicofisiológicas como os transtornos alimentares. Portanto, nas aulas de balé clássico podem conter fatores que encadeiam distorções de imagem corporal nas estudantes de balé.
Abstract: Classical ballet is an art that has the body as object, which influences the imposition of a pre-established pattern for the ballet student’s biotype. The ballet dancer's biotype is characterized by a thin, longilineous and disciplined body, so that ballet dancers, in addition to working on the technique of ballet, need to be cautious with body weight in order to keep the biotype called suitable for practice. Such caution influences the self-perception of the body image of the dancers. This research aimed to investigate the perceptions of body image of classical ballet students. The research has a qualitative character and the method used to perform the data collection was the semi-structured interview. The study sample consisted of eight ballet dancers in a ballet studio, located in Fortaleza-CE. Data analysis was performed using the Minayo content analysis technique. The discussion was grouped into two themes: Pressure to shape the body and psychophysiological diseases. All interviewees reported that imposition on body maintenance can damage the enjoyment of classical ballet practice. The interviews also show that ballet students, in many situations, are subjected to extrinsic pressures by their respective teachers, causing an intrinsic pressure, which results in a distortion of body image. This image distortion makes the dancers feel uncomfortable with their own body, generating food restriction, large volumes of physical exercises and harmful thoughts that, when aggravated, unfold in psychophysiological diseases like eating disorders. Therefore, classical ballet lessons may contain the factors that link body image distortions in ballet students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37330
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_lxoliveira.pdf880,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.