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dc.contributor.advisorFerreira, Regina Glaucia Lucena Aguiar-
dc.contributor.authorCosta, Brian Carlos Pinheiro-
dc.date.accessioned2018-11-13T18:40:24Z-
dc.date.available2018-11-13T18:40:24Z-
dc.date.issued2016-02-17-
dc.identifier.citationCOSTA, B. C. P. O egresso do curso de odontologia e a autonomia no exercício generalista da profissão, segundo as diretrizes curriculares nacionais. 2016. 25 f. TCC (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37315-
dc.description.abstractTraining for the general practice of the profession has been a challenge in undergraduate Dentistry. Researches have shown that there are still difficulties in implementing an egress profile as recommended by the National Curriculum Guidelines. This descriptive exploratory study aims to evaluate Dentistry course egress profile for the general practice of the profession. For data collection it was used a quantitative and qualitative approach by applying a semi-structured questionnaire sent by e-mail to dentists graduated at 2013.1, 2013.2 and 2014.1. According to data nature they were assessed using either descriptive statistics or content analysis. Amidst participants, 51% were men, 89% were employed and 71% were enrolled in graduate courses. Among those who are employed, 57% work in the Estratégia Saúde da Família, 55% work in private clinics and 19% work in popular clinics. Even though 85% of graduates consider that teaching in undergraduate prepared them for the general practice of profession they mainly reported technical difficulties (38%) and planning difficulties (35%). In order to minimize them the majority (61%) of professionals looked for enhancement/specialization courses after graduation. It was observed in the sample difficulties in implementing a general dentist professional profile as recommended by the National Curriculum Guidelines for Dentistry. These difficulties are a warning for a curriculum reconsideration and their modulating role in the implementation of an appropriate professional profile.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEducação em Odontologiapt_BR
dc.titleO egresso do curso de odontologia e a autonomia no exercício generalista da profissão,segundo as diretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA formação para a prática generalista da profissão tem sido um desafio na graduação em Odontologia. Pesquisas têm demonstrado que ainda existem dificuldades para a concretização do perfil do egresso preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Este estudo descritivo e exploratório tem por objetivo analisar o perfil do egresso do curso de Odontologia para o exercício generalista da profissão. Valendo-se de abordagem quanti-qualitativa, utilizou-se, na de coleta dos dados, um questionário semiestruturado, enviado por e-mail aos cirurgiões-dentistas concludentes em 2013.1, 2013.2 e 2014.1. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva ou pela análise de conteúdo, de acordo com sua natureza. Entre os participantes, 51% eram homens, 89% trabalhavam e 71% estavam matriculados em cursos de pós-graduação. Entre os que trabalhavam, 57% atuavam na Estratégia Saúde da Família, 55% em clínicas privadas e 19% em clínicas populares. Apesar de 85% dos egressos considerarem que o ensino na graduação os preparou para a prática generalista da profissão, relataram dificuldades principalmente técnicas (38%) e de planejamento (35%). Para saná-las, a maioria (61%) dos profissionais recorreu a cursos de aperfeiçoamento/especialização. Verificou-se, na amostra estudada, existem dificuldades na concretização do perfil profissional do Cirurgião-Dentista generalista, preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Odontologia. Tais dificuldades são um alerta para que se revejam os currículos e o seu papel modulador na concretização de um perfil profissional adequado.pt_BR
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