Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVenâncio, Luciana-
dc.contributor.authorGomes, Fernanda Cordélia de Lima-
dc.date.accessioned2018-11-13T18:37:53Z-
dc.date.available2018-11-13T18:37:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGOMES, Fernanda Cordélia De Lima. Contribuições do estágio supervisionado para a formação da identidade docente de estudantes de educação física do IEFES-UFC. 2018. 65 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37314-
dc.description.abstractThe Teaching Identity is a dynamic process and is influenced by multiple personal and professional life experiences of the individual, where the supervised internship is fundamental. Because it provides the development of a series of important requirements for teaching. In this way, the present study is characterized as a qualitative research and had the objective to investigate the contributions of the supervised internship in the formation of the teaching identity of undergraduate students in Physical Education of the IEFEs-UFC. Nine undergraduate students of Physical Education participated in the research. As a requirement for participation, it was necessary for the graduate to have completed the four stages of the supervised internship until the semester 2017.2. For the generation of the information, a questionnaire was used with subjective questions about the internship experiences and its relationship with the training of students. The information obtained was tabulated and later analyzed. It was observed that the supervised stage, although presenting some deficiencies, contributed to the training of students, as well as the construction of their identity as Physical Education teachers. The development of the internship allowed the participants to combine the theoretical knowledge with the practical one and favored the formation of reflective teachers. In this way, it was possible to perceive that the accomplishment of the internship produced significant experiences for the professional formation of the researched students. It is important to carry out more research on the initial training of future Physical Education teachers, verifying their expectations and the meaning they give to the internship and their training as teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleContribuições do estágio supervisionado para a formação da identidade docente de estudantes de educação física do IEFES-UFC.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA identidade docente é um processo dinâmico e é influenciada por múltiplas experiências de vida pessoal e profissional do indivíduo, onde o estágio supervisionado exerce um papel fundamental, pois este propicia o desenvolvimento de uma série de requisitos importantes para a docência. Dessa forma, o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e teve por objetivo investigar as contribuições do estágio supervisionado na formação da identidade docente de estudantes de Licenciatura em Educação Física do IEFEs-UFC. Nove graduandos de Educação Física participaram da pesquisa. Como requisito para participação, era necessário o graduando ter concluído as quatro etapas do estágio supervisionado até o semestre 2017.2. Para a geração dos dados utilizou-se um questionário com perguntas subjetivas sobre experiências do estágio e sua relação com a formação dos estudantes. Os dados gerados foram tabulados e posteriormente analisados. Observou-se que o estágio supervisionado, apesar de apresentar algumas deficiências, contribuiu com a formação dos estudantes, bem como na construção da sua identidade enquanto professores de Educação Física. Seu desenvolvimento permitiu aos participantes aliar os conhecimentos teóricos ao prático e favoreceu a formação de professores reflexivos. Dessa forma, foi possível perceber que a realização do estágio produziu vivências significativas para a formação profissional dos estudantes pesquisados. É importante que se realize investigações mais aprofundadas sobre a formação inicial dos futuros professores de Educação Física do IEFEs-UFC, verificando suas expectativas e o significado que dão ao estágio e sua formação enquanto docentes.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_fclgomes.pdf816,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.