Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMachado, Diego de Queiroz-
dc.contributor.authorGomes, Marilia Lima Ferreira-
dc.date.accessioned2018-11-12T13:37:21Z-
dc.date.available2018-11-12T13:37:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGOMES, Marilia Lima Ferreira. A rede social: uma análise fílmica do comportamento empreendedor em estudantes universitários. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37220-
dc.description.abstractThe current research has as theme the university entrepreneurship, whose main objective is to analyze the characteristics of the university entrepreneurial behavior in the main characters of the movie "The Social Network". Thereunto, the following specific objectives were established: a) To identify the main entrepreneurial characteristics present in the main characters of the movie "The Social Network", discussed by Dornelas (2008), Maximiano (2011), Filardi, Barros and Fischmann (2014) and Iizuka and Moraes (2014); b)To outline the entrepreneurial profile of the characters; c) To compare the entrepreneurial profiles of the main characters in the perspective of the characteristics of the university entrepreneur profile.This research is classified as qualitative in nature, descriptive and exploratory in terms of purposes and bibliographical in terms of means. The technique of data analysis used was indirect and not participant observation, being the instrument the filmic analysis. The analysis followed the narrative of the film, observing the behavior of each character, identifying the characteristics of university entrepreneurship found throughout the theoretical referential and classifying each character according to the profile characteristics of the university entrepreneur.Betweenthe two analyzed characters, one of them presented all the proposed entrepreneurial characteristics in a significant way, and the other one presented only some of them and in a less expressive way, demonstrating that there is no behavior pattern in university entrepreneurship, and that there may be different entrepreneurial profiles depending on the attitude of the entrepreneur.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo universitáriopt_BR
dc.subjectCaracterísticas empreendedoraspt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.titleA rede social: uma análise fílmica do comportamento empreendedor em estudantes universitáriospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como tema o empreendedorismo universitário, cujo objetivo principal é analisar as características do comportamento empreendedor universitário dos personagens principais do filme “A Rede Social”. Para isto, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: a) Identificar as principais características empreendedoras presentes nos personagens principais do filme “A Rede Social”, discutidas por Dornelas (2008), Maximiano (2011), Filardi, Barros e Fischmann (2014) e Iizuka e Moraes (2014);b) Traçar o perfil empreendedor dos personagens e c) Comparar os perfis empreendedores dos personagens principais na perspectiva das características de perfil do empreendedor universitário. Esta pesquisa classifica-se como qualitativa quanto à natureza, descritiva e exploratória quanto aos fins e bibliográfica quanto aos meios. Atécnica de análise de dados utilizada foi a observação indireta e não participante, sendo o instrumento a análise fílmica, de modo que a análise seguiu a narrativa do filme, observando o comportamento de cada personagem, identificando as características do empreendedorismo universitário encontradas ao longo do referencial teórico e classificando cada personagem de acordo com as características de perfil do empreendedor universitário. Dentre os dois personagens analisados, um deles apresentou todas as características empreendedoras propostas de forma significativa, e o outro apresentou apenas algumas delas e de forma menos expressiva, demonstrando que não existe um padrão de comportamento no empreendedorismo universitário, e que podem existir diferentes perfis empreendedores a depender da atitude do empreendedor.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_mlfgomes.pdf953,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.